Modelos e Metodologias de Gestão por Objetivos na Função Pública

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Formação Online
Datas: 4, 11, 18 e 25 de julho de 2024
Horário: 9h00 às 13h00
Duração: 16 horas
Availability: Em stock
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Modelos e Metodologias de Gestão por Objetivos na Função Pública


ENQUADRAMENTO GERAL

Conforme se tem verificado, a gestão por objetivos na Função Pública tem encontrado alguns desafios, que têm criado constrangimentos no desempenho das pessoas e serviços. Normalmente, falar sobre gestão por objetivos é equivalente a falar em sistema de avaliação do desempenho dos trabalhadores, o que limita seriamente a aplicação de um modelo de gestão contínua dos serviços e do desempenho individual e coletivo, tendo por base os princípios fundamentais desta metodologia.

Primeiramente, importa perceber que um dos problemas do modelo de avaliação do desempenho existente na Administração Pública parece estar relacionado com o facto de este não encontrar um modelo de gestão congruente com o modelo de avaliação. A inexistência de princípios orientadores de um modelo de gestão assente em objetivos acarreta, consequentemente, dificuldades e constrangimentos na capacidade dos dirigentes para a implementação de um modelo de avaliação que decorre deste modelo, independentemente das motivações individuais e/ou globais.

Assim, torna-se necessário que os dirigentes e chefias em geral, adquiram conhecimentos e competências para a implementação de um modelo de gestão por objetivos e, simultaneamente, que possam estar mais bem preparados para lidar com todos os desafios inerentes, tanto ao modelo de gestão, como ao modelo de avaliação.


OBJETIVOS

  • Conhecer e compreender o modelo de gestão por objetivos;
  • Dominar as bases para a implementação do modelo de gestão por objetivos nas suas unidades orgânicas;
  • Aperfeiçoar competências de acompanhamento dos trabalhadores e de realização de entrevistas de avaliação;
  • Aprofundar o conhecimento sobre os aspetos teóricos e práticos acerca da formulação de objetivos para as unidades orgânicas e para os seus trabalhadores;
  • Proceder à identificação dos objetivos a atingir e à respetiva formulação e operacionalização.


PROGRAMA

1. O conceito e os benefícios da Gestão por Objetivos

  • O conceito da gestão por objetivos;
  • Os princípios e as etapas da gestão por objetivos;
  • Os fatores críticos de sucesso da gestão por objetivos;
  • Os desafios e as dificuldades da gestão por objetivos.

2. O Foco nos Objetivos e o desempenho de excelência

  • A importância de ter um propósito claro e inspirador;
  • A relação entre os objetivos e a motivação dos trabalhadores;
  • As características dos trabalhadores de alta performance;
  • As estratégias para manter o foco nos objetivos.

3. Formulação e Avaliação de Objetivos

  • O conceito e os critérios dos objetivos SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais);
  • Os tipos e os níveis de objetivos (estratégicos, operacionais, individuais e coletivos);
  • As técnicas para formular e redigir objetivos SMART;
  • Os indicadores e as fontes de informação para medir o cumprimento dos objetivos;
  • Os métodos e os instrumentos para avaliar o desempenho dos trabalhadores em função dos objetivos.

4. Acompanhamento Informal e contínuo dos Trabalhadores

  • A importância do acompanhamento informal dos trabalhadores como forma de apoio, orientação e reconhecimento;
  • As vantagens do acompanhamento informal;
  • As formas e as frequências do acompanhamento informal (reuniões, conversas, visitas, etc.);
  • As competências necessárias para realizar um acompanhamento informal eficaz (escuta ativa, comunicação assertiva, empatia, etc.).

5. Feedback e Melhoria Contínua

  • O conceito e os benefícios do feedback como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Os tipos e as características do feedback;
  • As regras e as técnicas para dar e receber feedback eficaz;
  • A importância da melhoria contínua como resultado do feedback;
  • As formas de promover a melhoria contínua (plano de ação, formação, coaching, etc.).

6. A monitorização e avaliação do desempenho

  • As fases e os momentos da monitorização e avaliação do desempenho;
  • As competências necessárias para uma correta monitorização e avaliação do desempenho (comunicação, negociação, liderança, etc.);
  • As técnicas e os instrumentos para realizar entrevistas de avaliação do desempenho;
  • Os erros e as dificuldades mais comuns.


FORMADOR

Luís Machado

Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;
Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;
Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;
Coordenador, desde 2014, da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga;
Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;
Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, atendimento ao público, gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica;
Consultor na criação e implementação de programas de desenvolvimento de competências comportamentais direcionadas às organizações;
Realização de Avaliações Psicológicas no âmbito de procedimentos concursais para Autarquias.


DESTINATÁRIOS

Diretores de Departamento, Chefes de Divisão, Coordenadores Técnicos e outras chefias da Função Pública, trabalhadores que tenham como objetivo desempenhar estas funções, estudantes de licenciatura ou mestrado relacionados com este tema.


DATAS HORÁRIO DURAÇÃO

Datas: 4, 11, 18 e 25 de julho de 2024

Horário: 09h00-13h00

Duração: 16 horas

 

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Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade:
190 € + IVA (23%), por participante

 

SECRETARIADO

Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302

Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 190 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 16 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

 

INSCRIÇÕES POR EMAIL

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Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).

 

SECRETARIADO

Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302

  • O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
  • Esta formação é certificada;
  • Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
  • Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
  • Independentemente da duração do seminário: Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%; Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Participação com a indicação do número de horas frequentado; Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
  • O pagamento deverá ser efetuado após a realização do seminário por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8);
  • O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade;
  • A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.