Canal de Denúncias: O seu papel no caminho para a Integridade na Administração Pública

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Formação Online
Datas: 18 e 19 de julho de 2024
Horário: 09h30 às 13h00
Duração: 7 horas
Availability: Em stock
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Canal de Denúncias: O seu papel no caminho para a Integridade na Administração Pública

 

OBJETIVO GERAL

Capacitar os formandos com conhecimentos gerais sobre o Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro, que cria o MENAC e aprova o Regime Geral de Prevenção da Corrupção e a sua relação com a Lei n.º 93/2021 de 20 de dezembro que estabelece o Regime Geral de Proteção de Denunciantes de Infrações e dar a conhecer as principais características e as boas práticas para a sua implementação.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

  • Compreender o posicionamento do Regime Geral de Prevenção da Corrupção e a sua relação com a Lei n.º 93/2021 de 20 de dezembro, que visa a proteção do denunciante de infrações;
  • Conhecer o MENAC e as suas principais funções no âmbito do Programa de Cumprimento Normativo;
  • Conhecer boas práticas para a implementação dos canais de denúncias.

 

PROGRAMA

1. O Regime Geral de Prevenção da Corrupção: O MENAC e o Programa de Cumprimento Normativo

2. A Lei de Proteção de denunciantes de infrações e o seu âmbito de aplicação

3. As características dos canais de denúncia, as políticas a instituir e a elaboração do manual do processo

4. A matriz de responsabilidades do programa de cumprimento normativo

5. Receção e seguimento de denúncias internas e externas e a relação entre a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019 e a Lei n.º 93/2021

 

FORMADORA

Luísa Coimbra

Dirigente da Unidade de Auditoria Interna da Universidade do Porto, desde 2014;
Auditora Interna no Município do Porto, entre 2001 e 2013;
Mestrado em Economia e Gestão de Cidades, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto;
Pós-graduação em Gestão Autárquica, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto;
Pós-graduação em Auditoria, Risco e Controlo de Sistemas de Informação, na Coimbra Business School;
Pós-graduação em Contratação Pública, no CEDIPRE, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra;
MBA em Auditoria Interna, na Coimbra Business School;
Auditora de Defesa Nacional;
Vogal da Direção do Instituto Português de Auditoria Interna – IIA Portugal [2018-2019];
Vogal da Assembleia-Geral do Instituto Português de Auditoria Interna – IIA Portugal [2020-2021;
Formadora na área da auditoria interna, gestão de risco e controlo interno.


DESTINATÁRIOS

Dirigentes e Técnicos Superiores da Administração Pública.


DATAS HORÁRIO DURAÇÃO

Datas: 18 e 19 de julho de 2024

Horário: 09h30-13h00

Duração: 7 horas

 

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Limite de inscrições: 25 participantes

 Inscrição: 180 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 160 € + IVA (23%), por participante

inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

SECRETARIADO

Ana Rocha
ana.rocha@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302

Inscrição: 180 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 160 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 25 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

 

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

INSCRIÇÕES POR EMAIL

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Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).

 

SECRETARIADO

Ana Rocha
ana.rocha@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302

– O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;

– Esta formação é certificada;

– Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;

– Será fornecida toda a documentação de suporte à formação.

O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (CGD, IBAN: PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8) ou por cheque (à ordem da Quadros & Metas – Consultores de Gestão e Formação, Lda., contribuinte nº 503 586 730).

O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade.

A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.