Curso Geral para Especialização no Âmbito do Processo Avaliativo (SIADAP)

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540.00

Formação Online | Cristina Andrade
Datas: 14, 15, 20, 21, 28 e 29 de janeiro e 4, 5, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de fevereiro de 2025
Horário: 17h30 às 19h30
Duração: 28 horas
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Curso Geral para Especialização no Âmbito do
Processo Avaliativo (SIADAP)


OBJETIVO

  • Dotar os formandos com ferramentas sobre as regras procedimentais do SIADAP I, II e III, de modo a conseguirem efetuar o processo de SIADAP com eficácia, recorrendo-se a exemplos práticos para o efeito.

 

PROGRAMA

1. SIADAP I – Avaliação do desempenho no âmbito do quadro de avaliação e responsabilização (avaliação das unidades orgânicas)
  • As regras de avaliação de desempenho dos serviços;
  • Desenvolvimento de um processo de avaliação de serviços em termos práticos:

– Definição dos Objetivos Estratégicos;
– Objetivos indicados em parâmetros de eficácia, eficiência e qualidade;
– Objetivos operacionais e concretização dos resultados.

  • Elaboração do mapa de avaliação das unidades orgânicas;
  • Elementos fundamentais para uma tramitação procedimental simples;
  • Auto-avaliação e heteroavaliação;
  • Reconhecimento da distinção de excelente;
  • Efeitos da avaliação;
  • Casos Práticos.
 2. SIADAP II – Avaliação dos Dirigentes
  • Regras de avaliação de desempenho do pessoal dirigente;
  • O ciclo de gestão de avaliação dos dirigentes;
  • Avaliação do desempenho dos dirigentes superiores;
  • Avaliação do desempenho dos dirigentes intermédios;
  • Efeitos de avaliação: prémios de desempenho;
  • Casos Práticos.
3. SIADAP III – Avaliação dos Trabalhadores
  • As regras de avaliação de desempenho dos trabalhadores;
  • Análise e caraterização de cada uma das Fases do procedimento avaliativo:

– Planeamento do processo de avaliação, definição de competências, objetivos e resultados a atingir;
– Controlo do cumprimento da contratualização dos parâmetros de avaliação;
– Realização da auto-avaliação e da avaliação;
– Harmonização e validação das propostas de avaliação e reconhecimento de desempenhos excelentes;
– Reunião entre avaliador e avaliado para comunicação da avaliação de desempenho anterior e contratualização dos objetivos, respetivos indicadores e fixação das competências e formação associada;
– Apreciação do processo de avaliação pela comissão paritária;
– Homologação;
– Reclamação e outras impugnações;
– Monitorização e revisão dos objetivos.

  • Metodologia do Siadap III:

– Avaliador;
– Avaliado;
– Conselho Coordenador de Avaliação (CCA);
– Dirigente Máximo do Serviço;
– Requisitos funcionais para avaliação do trabalhador;
– Cálculo da quota;
– Avaliação Final;
– Menção de Excelente;
– Menção de Inadequado.

4. Casos Práticos

FORMADORA

Cristina Andrade

Atualmente é Diretora-Delegada dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento da Câmara Municipal da Maia;
Foi Diretora do Departamento de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Matosinhos de 2005 até maio 2023;
Consultora Jurídica do Quadro de Pessoal dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Matosinhos (2004);
Licenciatura em Direito Universidade Católica (Porto);
Pós-Graduação em Direito Administrativo e Administração Pública;
Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos – Faculdade de Economia da Universidade do Porto;
Formadora desde 2000 para a Administração Local na área da Gestão dos Recursos Humanos.


DESTINATÁRIOS

Dirigentes, Técnicos Superiores e Técnicos com intervenção na área da Gestão de Recursos Humanos; Advogados; Consultores Jurídicos da Administração Pública.


DATAS HORÁRIO DURAÇÃO

Datas: 14, 15, 20, 21, 28 e 29 de janeiro e 4, 5, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de fevereiro de 2025

Horário: 17h30-19h30

Duração: 28 horas

 

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Limite de inscrições: 25 participantes

 Inscrição: 540 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 490 € + IVA (23%), por participante

inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.


SECRETARIADO

Francisco Viegas
francisco.viegas@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302

Inscrição: 540 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 490 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 25 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

 

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

INSCRIÇÕES POR EMAIL

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Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via e-mail (info@quadrosemetas.pt).

 

SECRETARIADO

Francisco Viegas
francisco.viegas@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302

– O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;

– Esta formação é certificada;

– Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;

– Será fornecida toda a documentação de suporte à formação.

– Independentemente da duração do seminário:

Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%;

Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Presença com a indicação do número de horas frequentado;

Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.

O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (CGD, IBAN: PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8) ou por cheque (à ordem da Quadros & Metas – Consultores de Gestão e Formação, Lda., contribuinte nº 503 586 730).

O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade.

A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.