Como adaptar a Revisão de Preços ao objeto contratual no CCP – Diferenças entre a Aquisição de Bens e Serviços e Empreitadas de Obras Públicas
€180.00
Horário: 09h00 às 13h00
- Descrição
- PREÇOS
- INSCRIÇÕES
- REGRAS DE FUNCIONAMENTO
- CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Como adaptar a Revisão de Preços ao objeto contratual no CCP
Diferenças entre a Aquisição de Bens e Serviços e Empreitadas de Obras Públicas
ENQUADRAMENTO GERAL
Os mecanismos de revisão de preços nos contratos públicos assumem dimensões diferentes consoante o objeto contratual. A revisão de preços no contrato de empreitada de obras públicas tem um fito diferente dos contratos de aquisição de bens e serviços. No entanto, em ambos os casos assume elevada importância, podendo mesmo condicionar a execução contratual.
OBJETIVOS
- Analisar os mecanismos de revisão de preços, adequados aos contratos de empreitadas de obras públicas, dotando os participantes com os conhecimentos essenciais sobre a matéria;
- Analisar os mecanismos de atualização de preços, adequados aos contratos de aquisição e locação de bens e de aquisição de serviços, dotando os participantes com os conhecimentos essenciais sobre a matéria;
- Avaliar a real capacidade de implementação de regimes de atualização de preços face às diversas tipologias de objetos contratuais e mercados;
- Avaliar os elementos a solicitar com a proposta de preço – A estrutura e composição do preço.
PROGRAMA
1. O regime jurídico da revisão ordinária de preços das empreitadas de obras públicas (Decreto-Lei n.º 6/2004, de 6 de janeiro)
- Âmbito de aplicação;
- Métodos de revisão de preços;
- Fórmula polinomial;
- Fórmulas tipo;
- Limite mínimo do coeficiente de atualização;
- Revisão provisória e definitiva.
2. Fundamentos para a atualização de preços de empreitadas e contratos de aquisição de bens e serviços
- Métodos de atualização de preços;
- Estrutura do pedido de atualização de preços;
- Análise dos pedidos de atualização de preços;
- Prazos;
- Estrutura da proposta como elemento essencial de análise.
3. A Lei de Orçamento de Estado – Regime extraordinário de revisão – serviços
- Quando aplicar o regime de atualização extraordinário;
- Como aplicar e em que termos – Portaria 134/2024 de 2 de abril.
4. Cláusulas contratuais
- Cláusulas contratuais de atualização;
- Análise de casos concretos;
5. Modificações objetivas
- Cláusulas contratuais;
- A alteração anormal e imprevisível das circunstâncias em que as partes tenham fundado a decisão de contratar;
- Limites;
- Consequências;
- A reposição do equilíbrio do contrato.
6. Debate e análise de casos práticos
FORMADORA
Andreia Magalhães
Licenciatura em Direito;
Pós-Graduada em Contratos em Especial;
Pós-graduada em Gestão de Compras Abastecimentos, pela Porto Business School;
Atualmente é Diretora do Serviço de Compras e Gestão Contratual dos Serviços Partilhados da Universidade do Porto;
De novembro de 2016 a julho de 2021 foi na Universidade do Porto Chefe da Unidade de Compras dos Serviços Partilhados (U.PORTO);
De 2013 a novembro de 2016 integrou o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF, I.P.) – Chefe do Gabinete de Auditoria e Qualidade;
De 1999 a 2012 integrou o Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso da Câmara Municipal do Porto, afeta ao Gabinete Jurídico da Divisão Municipal de Compras, como Técnica Superior Consultora Jurídica na área da contratação pública;
A atividade de formadora na área das autarquias locais é exercida desde 2001;
Formadora especializada na área da Contratação Pública.
DESTINATÁRIOS
Autarcas, Dirigentes e Quadros da área Financeira, do Aprovisionamento e Jurídica das Autarquias Locais;
Administradores, Dirigentes e Quadros da área Financeira e da área Jurídica das Empresas Municipais;
Dirigentes e Quadros da área Jurídica e do Aprovisionamento da Administração Central;
Revisores Oficiais de Contas.
DATAS HORÁRIO DURAÇÃO
Datas: 19 e 20 de junho de 2024
Horário: 09h00-13h00
Duração: 8 horas
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Limite de inscrições: 25 participantes
Inscrição: 180 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 160 € + IVA (23%), por participante
inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.
SECRETARIADO
Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302
Inscrição: 180 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 160 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 25 participantes
Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.
Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.
INSCRIÇÕES POR EMAIL
Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).
SECRETARIADO
Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302
– O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
– Esta formação é certificada;
– Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
– Será fornecida toda a documentação de suporte à formação.
– Independentemente da duração do seminário:
Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%;
Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Presença com a indicação do número de horas frequentado;
Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (CGD, IBAN: PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8) ou por cheque (à ordem da Quadros & Metas – Consultores de Gestão e Formação, Lda., contribuinte nº 503 586 730).
O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade.
A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.