Tribunal de Contas e a Fiscalização da Atividade Contratual Pública

0 out of 5

220.00

Formação Online | Alexandra Moura
Datas: 18 e 19 de fevereiro de 2025
Horário: 09h00 às 13h00
Duração: 8 horas
Availability: Em stock
Ver carrinho

Tribunal de Contas e a Fiscalização da Atividade Contratual Pública

 

OBJETIVOS

  1. Esclarecer a missão do Tribunal do Contas, enquadrando-o juridicamente, identificar a sua legislação essencial e estabelecer o respetivo modelo institucional;
  2. Explicitar os instrumentos de controlo operantes na área da contratação pública (fiscalização prévia, concomitante e sucessiva);
  3. Destacar, dentro da atividade de controlo do Tribunal de Contas, o regime da fiscalização prévia, concomitante e sucessiva do Tribunal de Contas, considerando, em especial, as alterações introduzidas pela Lei que aprovar o Orçamento de Estado para 2025 e pela Lei n.º 30/2021, de 21 de maio, que aprovou medidas especiais de contratação pública (MECP) e alterou o Código dos Contratos Públicos;
  4. Examinar o regime da responsabilidade financeira na Lei de Organização e Processo do Tribunal de Contas, através da identificação de situações suscetíveis de gerar responsabilidade financeira em matéria de contratação pública;
  5. Analisar recomendações do Tribunal de Contas, exemplificando com situações que são ou podem ser objeto de visto com recomendações.
  6. Analisar recusas de visto, exemplificando com situações de recusas do visto.
  7. Apreender a jurisprudência mais relevante do Tribunal de Contas, considerando especialmente a sua perspetiva evolutiva mais recente.


PROGRAMA

  1. Os Instrumentos de Controlo em matéria de Contratação Pública
  2. A Auditoria em matéria de Contratação Pública
  3. Análise do Regime Processual e Substancial da Fiscalização Prévia
  4. O Visto com Recomendações: Situações objeto de Visto com Recomendações
  5. As causas e exemplos de Decisões de Recusa de Visto
  6. Identificação de situações suscetíveis de gerar Responsabilidade Financeira em matéria de Contratação Pública
  7. Identificação e Análise da Jurisprudência mais relevante e recente do Tribunal de Contas

 

DESTINATÁRIOS

Dirigentes e Quadros Técnicos da Administração Pública.

 

FORMADORA

Alexandra Moura

Atualmente é Chefe de Equipa de Projeto da Unidade Técnica de Apoio da Secção Regional da Madeira do Tribunal de Contas;
Licenciatura em Direito;
Pós-Graduação no Curso de Direito dos Contratos Públicos;
Técnica verificadora superior, da carreira do corpo especial de fiscalização e controlo do SAM entre 1998 e 2010;
Consultora jurídica, da Contadoria-Geral da Secção Regional da Madeira do Tribunal de Contas, 1999;
Formadora Interna do Tribunal de Contas.

DATAS HORÁRIO DURAÇÃO

Datas: 18 e 19 de fevereiro de 2025

Horário: 09h00-13h00

Duração: 8 horas

 

» BROCHURA DOWNLOAD

Conheça todos os nossos Seminários da área do Código dos Contratos Públicos: clique aqui

Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade:
190 € + IVA (23%), por participante

 

SECRETARIADO

Francisco Viegas
francisco.viegas@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302

Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 190 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 25 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

 

INSCRIÇÕES POR EMAIL

» FICHA DE INSCRIÇÃO DOWNLOAD

» BROCHURA DOWNLOAD

Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).

 

SECRETARIADO

Francisco Viegas
francisco.viegas@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302

  • O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
  • Esta formação é certificada;
  • Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
  • Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
  • Independentemente da duração do seminário: Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%; Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Participação com a indicação do número de horas frequentado; Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
  • O pagamento deverá ser efetuado após a realização do seminário por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8);
  • O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade;
  • A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.