O Simplex e a Fiscalização do Estado de Conservação do Edificado

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220.00

Formação Online | José Figueiredo
Datas: 16 e 17 de setembro de 2025
Horário: 09h30 às 13h00
Duração: 7 horas
Availability: Em stock
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O Simplex e a Fiscalização do Estado de Conservação do Edificado

Formação Online | Formação Administração Pública

 

OBJETIVOS

  • Dar a conhecer, refletir e debater sobre os procedimentos administrativos aplicáveis à imposição da obrigação de execução de obras necessárias à correção de más condições de segurança ou de salubridade, à luz das alterações introduzidas pelo DL 10/2024, de 8 de janeiro, no Regime Jurídico da Urbanização e Edificação;
  • Analisar em detalhe a natureza das alterações efetuadas e as consequências nos correspondentes procedimentos administrativos, garantindo aos formandos a aquisição de conhecimentos e troca de experiências que contribuirão para atualização de conhecimentos e o desenvolvimento de competências nesta matéria.

 

PROGRAMA

1. Introdução
  • Algumas notas a respeito das alterações introduzidas pelo Simplex Urbanístico;
  • O que aconteceu ao DL 66/2019, de 21 de maio?
2. Enquadramento jurídico do dever de conservação e do dever de reabilitação
  • O dever de executar obras necessárias à correção de más condições de segurança ou de salubridade;
  • O dever de reabilitação;
  • A proibição de deterioração.
3. Os pressupostos da intervenção administrativa ao abrigo do art.º 89 do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação
  • A existência de más condições de segurança ou de salubridade;
  • O estado de ruína;
  • O perigo de ruína e o perigo para a saúde pública e segurança das pessoas;
  • A imposição de obras de conservação em imóveis classificados ou situados em zona de proteção e a salvaguarda do património azulejar.
4. As regras aplicáveis à intimação para a execução de obras de manutenção, reabilitação ou demolição e sua execução coerciva
  • O impulso procedimental – oficioso ou por requerimento;
  • A legalidade do imóvel e do respetivo uso;
  • A fundamentação do ato que determina a vistoria – exemplos práticos;
  • Os intervenientes processuais;
  • As notificações obrigatórias.
5. A vistoria
  • A identificação do imóvel;
  • A identificação dos intervenientes;
  • A descrição do seu estado de conservação;
  • As obras preconizadas e o prazo para as realizar;
  • Os quesitos formulados pelo proprietário;
  • A participação de perito nomeado.
6. A instrução do procedimento
  • A elaboração de auto de vistoria e a proposta de decisão – exemplos práticos;
  • A notificação para audiência dos interessados;
  • A possibilidade de dispensa de audiência prévia;
  • O ato administrativo final – fundamentação;
  • O destinatário do ato;
  • As formas de notificação;
  • A sujeição à inscrição no registo predial da intimação para a execução de obras.
7. A preterição de formalidades
  • O risco iminente de desmoronamento ou grave perigo para a saúde pública;
  • O estado de necessidade.
8. O incumprimento da ordem
  • As infrações contraordenacionais e o crime de desobediência;
  • A posse administrativa e a execução coerciva;
  • O despejo administrativo;
  • O arrendamento forçado.

 

DESTINATÁRIOS

Autarcas, Dirigentes, Juristas, Técnicos e Fiscais Municipais da Administração Pública e outros interessados em aprofundar conhecimentos na área da Fiscalização.

 

DATAS HORÁRIO DURAÇÃO

Datas: 16 e 17 de setembro de 2025

Horário: 09h30 às 13h00

Duração: 7 horas

 

FORMADOR

José Figueiredo

Atualmente exerce o cargo de Chefe de Divisão de Contraordenações da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Entre 2002 e 2020 exerceu o cargo de Chefe de Divisão Municipal de Fiscalização e Contraordenações da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Formador especializado na área da Fiscalização Municipal e das Contraordenações.
Licenciatura em Direito;
Mestre em Relações Internacionais;
Pós-graduação em Contencioso Administrativo.

 

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Limite de inscrições: 25 participantes

 Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 190 € + IVA (23%), por participante

inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

SECRETARIADO

Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302

Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 190 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 25 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

 

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

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Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via e-mail (info@quadrosemetas.pt).

 

SECRETARIADO

Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302

– O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;

– Esta formação é certificada;

– Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;

– Será fornecida toda a documentação de suporte à formação.

– Independentemente da duração do seminário:

Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%;

Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Presença com a indicação do número de horas frequentado;

Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.

O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (CGD, IBAN: PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8) ou por cheque (à ordem da Quadros & Metas – Consultores de Gestão e Formação, Lda., contribuinte nº 503 586 730).

O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade.

A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.