O Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Atividades de Comércio, Serviços e Restauração nos Municípios – 4.ª Edição

0 out of 5

180.00

Formação Online
Datas: 6 e 7 de junho de 2024
Horário: 09h30 às 13h00
Duração: 7 horas
Availability: Em stock
Ver carrinho

O Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Atividades de
Comércio, Serviços e Restauração nos Municípios – 4.ª Edição

OBJETIVOS

  • Dar a conhecer as principais regras legais do Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Atividades de Comércio, Serviços e Restauração, aprovado pelo Decreto-lei 10/2015) e a sua aplicação pelos municípios;
  • Compreender os procedimentos relacionados com as competências dos municípios sobre o acesso e exercício das atividades de comércio, serviços e restauração, respetiva fiscalização e regime sancionatório;
  • Analisar e debater as regras e procedimentos legalmente definidos, garantindo aos formandos a aquisição de conhecimentos nestas matérias e a identificar os procedimentos administrativos adequados.


PROGRAMA

Parte I
  1. Objeto e Âmbito do Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Atividades de Comércio, Serviços e Restauração (RJAEACSR)
  2. A sistemática do Regime
  3. Definições e exclusões de âmbito de aplicação
  4. O princípio do livre acesso e exercício da atividade de comércio, de serviços e de restauração
  5. Os procedimentos conexos com o exercício da atividade: o caso do RJUE com as alterações do Simplex Urbanístico
  6. Acesso às atividades de comércio, serviços e restauração – Meras comunicações prévias, autorizações e autorizações conjuntas
  7. A tramitação das comunicações prévias e os procedimentos de autorização
  8. A tramitação eletrónica – Balcão do Empreendedor
  9. A fiscalização sucessiva
Parte II

1. Exercício das atividades de comércio, serviços e restauração

  • Requisitos gerais e especiais das diversas atividades;
  • O exercício de atividade de comércio não sedentária – os mercados municipais, os feirantes e os vendedores ambulantes.

2. Atividades de serviços

  • Atividades de restauração ou de bebidas;
  • A restauração e bebidas não sedentária.

3. A utilização privativa de domínio público

4. Regime sancionatório no âmbito do RJCE e fiscalização das atividades económicas abrangidas pelo RJACSR


DESTINATÁRIOS

Autarcas, Dirigentes, Juristas, Técnicos e outros interessados em aprofundar conhecimentos nesta área.


DATA HORÁRIO DURAÇÃO

Datas: 6 e 7 de junho de 2024

Horário: 09h30 às 13h00

Duração: 7 horas


FORMADOR

José Figueiredo

Atualmente exerce o cargo de Chefe de Divisão de Contraordenações da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Entre 2002 e 2020 exerceu o cargo de Chefe de Divisão Municipal de Fiscalização e Contraordenações da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Formador especializado na área da Fiscalização Municipal e das Contraordenações.

Licenciatura em Direito;
Mestre em Relações Internacionais;
Pós-graduação em Contencioso Administrativo.

 

» BROCHURA DOWNLOAD

Conheça todos os nossos Seminários da área da Fiscalização e das Contraordenações: clique aqui.

  • Inscrição: 180 € + IVA (23%)
    Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade:
    160 € + IVA (23%), por participante

SECRETARIADO

Ana Rocha
ana.rocha@quadrosemetas.pt

Telefone: 228 301 302

Inscrição: 180 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 160 € + IVA (23%), por participante

Limite de inscrições: 25 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

INSCRIÇÕES POR EMAIL

» FICHA DE INSCRIÇÃO DOWNLOAD

» BROCHURA DOWNLOAD

Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via e-mail (info@quadrosemetas.pt).

 

SECRETARIADO

Ana Rocha
ana.rocha@quadrosemetas.pt

Telefone: 228 301 302

  • O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
  • Esta formação é certificada;
  • Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
  • Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
  • Independentemente da duração do seminário: Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%; Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Participação com a indicação do número de horas frequentado; Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
  • O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8) ou por cheque (à ordem da Quadros & Metas – Consultores de Gestão e Formação, Lda., contribuinte nº 503 586 730);
  • O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade;
  • A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.