Inteligência Emocional: Competência para promover resultados e relações assertivas na Função Pública
€250.00
Horário: 09h00 às 13h00
- Descrição
- PREÇOS
- INSCRIÇÕES
- REGRAS DE FUNCIONAMENTO
- CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Inteligência Emocional:
Competência para promover resultados e relações assertivas na Função Pública
Formação Online | Formação Administração Pública
ENQUADRAMENTO GERAL
No ambiente social e cultural atual, os desafios emocionais são comuns e podem impactar o desempenho das pessoas, seja no contexto pessoal, seja no contexto profissional. A falta de autoconsciência e autocontrolo emocional pode levar a conflitos, stress e decisões impulsivas e pouco acertadas, prejudicando a auto-imagem, a qualidade das relações e o desempenho profissional. Esses fatores têm impacto, quer no bem-estar individual, quer no ambiente de trabalho, quer na imagem das instituições.
A formação em “Inteligência Emocional: Competência para promover resultados e relações assertivas na Função Pública” é essencial para capacitar as pessoas com maior autoconsciência e ferramentas de gestão emocional. Com esta ação, os participantes vão aprender ferramentas práticas para desenvolver o autoconhecimento e compreensão das próprias emoções e das emoções dos outros, estratégias para gerir as emoções de forma construtiva e para aumentarem a assertividade nas decisões do dia-a-dia. Com. Esta aprendizagem os participantes vão ser capazes de regular as suas respostas emocionais, de melhorar a sua comunicação com os outros e de tomar de decisões mais eficazes. Poderão ainda aumentar a sua resiliência emocional e melhorar a sua empatia, o que pode contribuir, quer para a sua estabilidade e equilíbrio, quer para um ambiente de trabalho mais harmonioso e um serviço público mais eficaz.
OBJETIVOS
- Compreender o conceito de inteligência emocional e sua importância no contexto pessoal e profissional.
- Identificar e reconhecer as próprias emoções e as dos outros.
- Desenvolver técnicas de autoconsciência emocional para melhorar o equilíbrio pessoal.
- Aplicar estratégias de autorregulação e autocontrolo emocional em situações de stress e conflito.
- Aperfeiçoar competências de comunicação eficaz baseadas na compreensão emocional.
- Utilizar a inteligência emocional para melhorar as relações interpessoais.
- Implementar práticas de gestão emocional para aumentar a resiliência e prevenir o burnout.
- Desenvolver um plano pessoal para fortalecer as competências emocionais após a formação.
PROGRAMA
1. Fundamentos da Inteligência Emocional
- Conceito de inteligência emocional;
- Importância da IE;
- Componentes da inteligência emocional;
- Diferença entre QI e QE.
2. Autoconsciência Emocional
- Identificação e reconhecimento das próprias emoções;
- Compreensão das causas e consequências das emoções;
- Técnicas para desenvolver a autoconsciência;
- Exercícios práticos de autoavaliação emocional.
3. Autocontrolo Emocional
- Estratégias de autorregulação emocional;
- Gestão do stress e das emoções;
- Técnicas de respiração e relaxamento;
- Desenvolvimento da resiliência emocional.
4. Contextos de aplicação prática da Inteligência Emocional
- Comunicação eficaz baseada na inteligência emocional;
- Gestão de conflitos com autoconsciência e autocontrolo;
- Tomada de decisão emocionalmente inteligente;
- Estudos de caso e simulações de situações reais.
5. Plano de Desenvolvimento Pessoal
- Avaliação das competências emocionais atuais;
- Definição de objetivos de desenvolvimento emocional;
- Criação de um plano de ação personalizado;
- Estratégias para manutenção e melhoria contínua das competências emocionais.
DESTINATÁRIOS
Dirigentes e outras chefias da função pública, trabalhadores que tenham como objetivo desempenhar estas funções, estudantes de licenciatura ou mestrado relacionados com este tema.
DATAS HORÁRIO DURAÇÃO
Datas: 4, 11, 18 e 25 de junho de 2025
Horário: 09h00-13h00
Duração: 16 horas
FORMADOR
Luís Machado
Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;
Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;
Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;
Coordenador, desde 2014, da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga;
Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;
Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, atendimento ao público, gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica;
Consultor na criação e implementação de programas de desenvolvimento de competências comportamentais direcionadas às organizações;
Realização de Avaliações Psicológicas no âmbito de procedimentos concursais para Autarquias.
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Inscrição: 250€ + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 220€ + IVA (23%), por participante
SECRETARIADO
Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302
Inscrição: 250 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 220 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 16 participantes
Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.
Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.
INSCRIÇÕES POR EMAIL
Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).
SECRETARIADO
Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302
- O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
- Esta formação é certificada;
- Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
- Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
- Independentemente da duração do seminário: Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%; Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Participação com a indicação do número de horas frequentado; Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
- O pagamento deverá ser efetuado após a realização do seminário por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8);
- O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade;
- A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.