Inteligência Emocional: Competência para promover resultados e relações assertivas na Função Pública

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250.00

Formação Online | Luís Machado
Datas: 4, 11, 18 e 25 de junho de 2025
Horário: 09h00 às 13h00
Duração: 16 horas
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Inteligência Emocional:
Competência para promover resultados e relações assertivas na Função Pública

Formação Online | Formação Administração Pública


ENQUADRAMENTO GERAL

No ambiente social e cultural atual, os desafios emocionais são comuns e podem impactar o desempenho das pessoas, seja no contexto pessoal, seja no contexto profissional. A falta de autoconsciência e autocontrolo emocional pode levar a conflitos, stress e decisões impulsivas e pouco acertadas, prejudicando a auto-imagem, a qualidade das relações e o desempenho profissional. Esses fatores têm impacto, quer no bem-estar individual, quer no ambiente de trabalho, quer na imagem das instituições.

A formação em “Inteligência Emocional: Competência para promover resultados e relações assertivas na Função Pública” é essencial para capacitar as pessoas com maior autoconsciência e ferramentas de gestão emocional. Com esta ação, os participantes vão aprender ferramentas práticas para desenvolver o autoconhecimento e compreensão das próprias emoções e das emoções dos outros, estratégias para gerir as emoções de forma construtiva e para aumentarem a assertividade nas decisões do dia-a-dia. Com. Esta aprendizagem os participantes vão ser capazes de regular as suas respostas emocionais, de melhorar a sua comunicação com os outros e de tomar de decisões mais eficazes. Poderão ainda aumentar a sua resiliência emocional e melhorar a sua empatia, o que pode contribuir, quer para a sua estabilidade e equilíbrio, quer para um ambiente de trabalho mais harmonioso e um serviço público mais eficaz.

 

OBJETIVOS

  • Compreender o conceito de inteligência emocional e sua importância no contexto pessoal e profissional.
  • Identificar e reconhecer as próprias emoções e as dos outros.
  • Desenvolver técnicas de autoconsciência emocional para melhorar o equilíbrio pessoal.
  • Aplicar estratégias de autorregulação e autocontrolo emocional em situações de stress e conflito.
  • Aperfeiçoar competências de comunicação eficaz baseadas na compreensão emocional.
  • Utilizar a inteligência emocional para melhorar as relações interpessoais.
  • Implementar práticas de gestão emocional para aumentar a resiliência e prevenir o burnout.
  • Desenvolver um plano pessoal para fortalecer as competências emocionais após a formação.

 

PROGRAMA

1. Fundamentos da Inteligência Emocional
  • Conceito de inteligência emocional;
  • Importância da IE;
  • Componentes da inteligência emocional;
  • Diferença entre QI e QE.
2. Autoconsciência Emocional
  • Identificação e reconhecimento das próprias emoções;
  • Compreensão das causas e consequências das emoções;
  • Técnicas para desenvolver a autoconsciência;
  • Exercícios práticos de autoavaliação emocional.
3. Autocontrolo Emocional
  • Estratégias de autorregulação emocional;
  • Gestão do stress e das emoções;
  • Técnicas de respiração e relaxamento;
  • Desenvolvimento da resiliência emocional.
4. Contextos de aplicação prática da Inteligência Emocional
  • Comunicação eficaz baseada na inteligência emocional;
  • Gestão de conflitos com autoconsciência e autocontrolo;
  • Tomada de decisão emocionalmente inteligente;
  • Estudos de caso e simulações de situações reais.
5. Plano de Desenvolvimento Pessoal
  • Avaliação das competências emocionais atuais;
  • Definição de objetivos de desenvolvimento emocional;
  • Criação de um plano de ação personalizado;
  • Estratégias para manutenção e melhoria contínua das competências emocionais.

 

DESTINATÁRIOS

Dirigentes e outras chefias da função pública, trabalhadores que tenham como objetivo desempenhar estas funções, estudantes de licenciatura ou mestrado relacionados com este tema.


DATAS HORÁRIO DURAÇÃO

Datas: 4, 11, 18 e 25 de junho de 2025

Horário: 09h00-13h00

Duração: 16 horas


FORMADOR

Luís Machado

Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;
Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;
Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;
Coordenador, desde 2014, da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga;
Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;
Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, atendimento ao público, gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica;
Consultor na criação e implementação de programas de desenvolvimento de competências comportamentais direcionadas às organizações;
Realização de Avaliações Psicológicas no âmbito de procedimentos concursais para Autarquias.

 

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Inscrição: 250€ + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade:
220€ + IVA (23%), por participante

 

SECRETARIADO

Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302

Inscrição: 250 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 220 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 16 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

 

INSCRIÇÕES POR EMAIL

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Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).

 

SECRETARIADO

Carina Romano
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Telefone: 228 301 302

  • O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
  • Esta formação é certificada;
  • Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
  • Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
  • Independentemente da duração do seminário: Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%; Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Participação com a indicação do número de horas frequentado; Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
  • O pagamento deverá ser efetuado após a realização do seminário por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8);
  • O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade;
  • A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.