Destaque

Gestão e Financiamento do Património Cultural

0 out of 5

220.00

Formação Online | Miguel Rodrigues
Datas: 3 e 4 de dezembro de 2024
Horário: 09h30 às 13h00
Duração: 7 horas
Availability: Em stock
Ver carrinho

Gestão e Financiamento do Património Cultural

 

OBJETIVOS
  • Destacar a importância do setor cultural no contexto do desenvolvimento local nomeadamente na requalificação do território, na coesão social e na regeneração urbana;
  • Compreender o modo como a estratégia política se articula com a gestão cultural;
  • Contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as práticas de gestão do património cultural desde a salvaguarda, à preservação e à valorização;
  • Abordar o impacto do turismo cultural;
  • Conhecer as possibilidades de financiamento de projetos culturais através de apoios nacionais e programas europeus. 

 

PROGRAMA

1. Gestão Cultural e Políticas Culturais 

  • Tendências e desafios atuais no setor da cultura;
  • Políticas culturais e desenvolvimento do território;
  • A gestão operacional em contexto cultural;
  • A comunicação de ações culturais;
  • O desenvolvimento do turismo cultural.

2. Património Cultural 

  • Definições e tipos de património cultural;
  • Enquadramento institucional, Legislação nacional e Cartas internacionais;
  • Salvaguarda – identificação, proteção, classificação;
  • Valorização – intervenção, preservação, usufruto público;
  • Impacto do turismo no património cultural.

3. Financiamento da Atividade Cultural 

  • Estratégias de apoio à criação e desenvolvimento cultural;
  • Tipologias e fontes de financiamento – fundos públicos e privados; turismo cultural; incentivos fiscais;
  • Fundos comunitários –Fundos da convergência, Programas transfronteiriços e transnacionais, Next Generation (PRR), Programas de gestão direta da Comissão Europeia;
  • A preparação e gestão de candidaturas.

 

DATAS |  HORÁRIO | DURAÇÃO

Datas: 3 e 4 de dezembro de 2024
Horário: 09h30-13h00
Duração: 7 horas

 

FORMADOR

Miguel Rodrigues

Atualmente é Diretor do Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural da Câmara Municipal do Porto;
Técnico Superior (Assessor Principal) da Direção Regional de Cultura do Norte – Coordenação das candidaturas da DRC Norte aos programas de cooperação transfronteiriça e transnacional (POCTEP, HERITAGE CARE, RENERPATH-A, TERMUS, FACENDO CAMINHO, GEOARPAD), de 1987 a 2024;
Diretor de Serviços dos Bens Culturais da Direção Regional de Cultura do Norte entre 2013 e 2018;
Coordenação das candidaturas aos fundos comunitários da Direção Regional de Cultura do Norte entre 2009 e 2013;
Técnico Superior (Assessor Principal) colocado no mapa da Direção Regional de Cultura do Norte entre 2007 e 2013;
Chefe da Divisão de Salvaguarda da Direção Regional do Porto do I.P.P.A.R. entre 1998 e 2006;
Técnico Superior do quadro da Direção Regional do Porto do Instituto Português do Património Arquitetónico entre 1992 e 2007;
Licenciatura em História (variante de Arqueologia) – Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
Mestrado em Arqueologia – Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
Autor e coautor de diversas publicações nas áreas do Património e da Arqueologia.

 

» BROCHURA DOWNLOAD

Conheça todos os nossos Seminários: clique aqui.

Inscrição: 220€ + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade:
190€ + IVA (23%), por participante

 

SECRETARIADO

Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302

Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 190 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 12 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

 

INSCRIÇÕES POR EMAIL

» FICHA DE INSCRIÇÃO DOWNLOAD

» BROCHURA DOWNLOAD

Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).

 

SECRETARIADO

Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302

  • Esta formação é certificada;
  • Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
  • Independentemente da duração da formação: Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%; Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Participação com a indicação do número de horas frequentado; Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
  • O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8);
  • O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade;
  • A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.