Desenvolver Competências de Gestor de Contrato
€250.00
Datas: 4, 11 e 12 de fevereiro de 2025
Horário: 09h00 às 13h00
Duração: 12 horas
- Descrição
- PREÇOS
- INSCRIÇÕES
- REGRAS DE FUNCIONAMENTO
- CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Desenvolver Competências de Gestor de Contrato
ENQUADRAMENTO GERAL
O papel do Gestor de Contrato é essencial para assegurar o cumprimento das obrigações contratuais, acompanhar a execução dos contratos e gerir eventuais problemas ou desvios que possam surgir. Esta formação visa fornecer aos participantes uma compreensão aprofundada das funções e responsabilidades do Gestor de Contrato, bem como as ferramentas e metodologias necessárias para uma gestão eficaz.
OBJETIVOS
- Elaborar relatórios de acompanhamento da gestão contratual e identificar as informações essenciais para uma boa supervisão;
- Compreender e definir as funções e responsabilidades do Gestor de Contrato, tanto em termos internos como externos;
- Analisar os fluxos internos para a gestão e revisão dos documentos produzidos ao longo da execução contratual;
- Identificar e gerir as vicissitudes contratuais, como penalidades, modificações objetivas, suspensões e incumprimentos.
PROGRAMA
1. A Finalidade do Gestor de Contrato
- Objetivos legais: O que a lei estabelece sobre a função do Gestor de Contrato;
- Enquadramento histórico: Evolução e importância da gestão contratual na administração pública e nas empresas.
2. Quando deve ser designado?
- Como e por quem o gestor do contrato deve ser nomeado;
- Critérios e contratos onde a nomeação de um gestor é obrigatória;
- Diferenças entre um gestor interno (da entidade) e externo (contratado pela entidade).
3. Quais as suas funções?
- Atuação do gestor: Como monitorizar a execução contratual, assegurar o cumprimento dos prazos e qualidade dos serviços/bens;
- Delegação de competências: Quando e como o gestor pode delegar funções e quais os limites dessa delegação.
4. Responsabilidades do Gestor de Contrato
- Responsabilidades Internas: Coordenação com os departamentos internos da entidade contratante e comunicação eficaz;
- Responsabilidades Externas: Relacionamento com os adjudicatários, subcontratados e outras partes interessadas;
- Responsabilidade contratual em caso de incumprimento ou desvios significativos durante a execução do contrato.
5. Quem deve assumir a função de Gestor de Contrato?
- Perfil do gestor de contrato: Competências técnicas, comportamentais e organizacionais necessárias para exercer a função;
- Critérios de seleção e nomeação: Experiência, qualificação e adequação ao tipo de contrato.
6. Análise de orientações internas e exemplos de documentos a produzir
- Análise de documentos internos e orientações relacionadas com a gestão de contratos;
- Exemplos práticos de relatórios de acompanhamento, fichas de controlo e minutas de documentos essenciais durante a execução do contrato.
7. Acompanhamento da execução contratual, desvios e medidas a aplicar
- Liberação de cauções: Requisitos e processo para a liberação de garantias associadas ao contrato;
- Serviços e bens complementares: Definição, condições para a sua execução e como formalizar alterações contratuais;
- Modificações objetivas: Quando e como proceder a alterações ao contrato (preço, prazos, volume de serviços);
- Erros e omissões: Como lidar com erros detetados na execução e procedimentos para correção;
- Suspensão do contrato: Causas e procedimentos legais para suspender temporariamente a execução do contrato;
- Incumprimento contratual: Consequências e medidas corretivas em caso de incumprimento parcial ou total;
- Prorrogação de prazo: Condições para a extensão dos prazos de execução do contrato e formalização dessa decisão.
8. Análise de documentos e minutas existentes
- Estudo prático dos documentos essenciais usados na gestão contratual, como atas, relatórios de acompanhamento e propostas de alteração;
- Análise de minutas de documentos típicos no acompanhamento e fiscalização da execução contratual;
- Discussão sobre boas práticas para a redação e acompanhamento de documentação contratual.
FORMADORA
Andreia Magalhães
Licenciatura em Direito;
Pós-Graduada em Contratos em Especial;
Pós-graduada em Gestão de Compras Abastecimentos, pela Porto Business School;
Atualmente é Diretora do Serviço de Compras e Gestão Contratual dos Serviços Partilhados da Universidade do Porto;
De novembro de 2016 a julho de 2021 foi na Universidade do Porto Chefe da Unidade de Compras dos Serviços Partilhados (U.PORTO);
Integrou o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF, I.P.) de 2013 a novembro de 2016 – Chefe do Gabinete de Auditoria e Qualidade;
De 1999 a 2012 integrou o Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso da Câmara Municipal do Porto, afeta ao Gabinete Jurídico da Divisão Municipal de Compras, como Técnica Superior Consultora Jurídica na área da contratação pública;
A atividade de formadora na área das autarquias locais é exercida desde 2001;
Formadora especializada na área da Contratação Pública.
DESTINATÁRIOS
Dirigentes e Quadros Técnicos da Administração Pública.
DATAS HORÁRIO DURAÇÃO
Datas: 4, 11 e 12 de fevereiro de 2025
Horário: 09h00-13h00
Duração: 12 horas
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Limite de inscrições: 25 participantes
Inscrição: 250 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 220 € + IVA (23%), por participante
inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.
SECRETARIADO
Francisco Viegas
francisco.viegas@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302
Inscrição: 250 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 220 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 25 participantes
Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.
Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.
INSCRIÇÕES POR EMAIL
Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).
SECRETARIADO
Francisco Viegas
francisco.viegas@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302
– O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
– Esta formação é certificada;
– Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
– Será fornecida toda a documentação de suporte à formação.
– Independentemente da duração do seminário:
Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%;
Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Presença com a indicação do número de horas frequentado;
Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (CGD, IBAN: PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8) ou por cheque (à ordem da Quadros & Metas – Consultores de Gestão e Formação, Lda., contribuinte nº 503 586 730).
O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade.
A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.