Curso de Formação Avançada em Direito das Contraordenações: Aspetos Substanciais e Processuais dos Regimes Geral, Ambiental, Económico e Rodoviário | 3.ª Edição

0 out of 5

540.00

Formação Online | Isabel Paiva
Datas: 31 de janeiro, 5, 7, 11, 12, 17, 21, 25, 26 e 28 de fevereiro e 7, 10, 11 e 12 de março de 2025
Horário: 18h00 às 20h00
Duração: 28 horas
Availability: Em stock
Ver carrinho

Curso de Formação Avançada em Direito das Contraordenações
Aspetos Substanciais e Processuais dos Regimes
Geral, Ambiental, Económico e Rodoviário | 3.ª Edição

 

OBJETIVOS

Considerando o evidente crescimento do Direito das Contraordenações a várias áreas de intervenção do estado, e as relevantes alterações legislativas ocorridas, das quais se destacam a publicação de um novo Regime Jurídico das Contraordenações Económicas e a Transferência de Competências para os Municípios na área do Estacionamento Público, torna-se necessário, através de uma abordagem teórico-prática:

  • Aprofundar conhecimentos jurídicos específicos na área do direito das contraordenações;
  • Dotar os profissionais que trabalham, ou pretendam trabalhar, na área das contraordenações de competências técnicas e científicas que lhes permitam melhorar o seu desempenho profissional;
  • Dar a conhecer o regime geral das contraordenações, em termos substantivos e adjetivos;
  • Proporcionar conhecimentos aprofundados em determinados tipos de contraordenações, a saber, contraordenações ambientais, económicas e rodoviárias;
  • Habilitar os formandos dos conhecimentos necessários à boa tramitação do processo das contraordenações recorrendo a casos práticos.


PROGRAMA

PARTE 1 – DO REGIME GERAL DAS CONTRAORDENAÇÕES
Módulo 1 – Regime Geral das Contraordenações
  • Noção e natureza do direito das contraordenações;
  • Princípios estruturantes do direito das contraordenações;
  • Regime geral das contraordenações.
Módulo 2 – Sujeitos Processuais
  • A autoridade administrativa;
  • O arguido;
  • O Ministério Público no processo das contraordenações;
  • O Tribunal.
Módulo 3 – A Fase Administrativa do Processo
  • Notícia da infração;
  • Instrução do processo;
  • Decisão Administrativa.
Módulo 4 – Da Coima e das Sanções Acessórias
  • A coima como elemento caraterizador do Direito das Contraordenações;
  • As sanções acessórias.
Módulo 5 – A fase Judicial do Processo
  • Impugnação da decisão administrativa;
  • Execução da coima.
Módulo 6 – Da Extinção da Responsabilidade Contraordenacional
  • O pagamento da coima no Regime Geral;
  • Prescrição do procedimento e do processo.
PARTE 2 – DOS REGIMES ESPECIAIS
Módulo 7 – As Contraordenações Ambientais
Módulo 8 – As Contraordenações Económicas
Módulo 9 – As Contraordenações Rodoviárias
Módulo 10 – Boas Práticas na Tramitação do Processo de Contraordenação

 

DESTINATÁRIOS

Profissionais que desempenham funções nos serviços de Contraordenações e outros interessados em aprofundar conhecimentos na área do Direito das Contraordenações.

 

FORMADORA

Isabel Paiva

Licenciatura em Direito, no ramo de Ciências Jurídicas;
Atualmente, é Diretora do Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso na Câmara Municipal do Porto;
Exerceu o cargo de Chefe de Divisão Municipal de Contraordenações e Execuções Fiscais da Câmara Municipal do Porto, de 2008 a 2024;
Diretora do Projeto das Contraordenações Municipais no Município do Porto, cargo que exerceu até 2008;
Jurista da Direcção-Geral de Viação departamento de contraordenações, de 1994 a 2006;
Desde 2006, Formadora de Cursos de Formação na área do Direito Contraordenacional, na Administração Pública Local.


DATAS HORÁRIO DURAÇÃO

Datas: 31 de janeiro, 5, 7, 11, 12, 17, 21, 25, 26 e 28 de fevereiro e 7, 10, 11 e 12 de março de 2025

Horário: 18h00-20h00

Duração: 28 horas

 

» BROCHURA DOWNLOAD

Conheça todos os nossos Seminários da área da Fiscalização e das Contraordenações: clique aqui

Inscrição: 540 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade:
490 € + IVA (23%), por participante

 

SECRETARIADO

Ana Rocha
ana.rocha@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302

Inscrição: 540 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 490 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 25 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

 

INSCRIÇÕES POR EMAIL

» FICHA DE INSCRIÇÃO DOWNLOAD

» BROCHURA DOWNLOAD

Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).

 

SECRETARIADO

Ana Rocha
ana.rocha@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302

  • O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
  • Esta formação é certificada;
  • Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
  • Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
  • Independentemente da duração do seminário: Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%; Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Participação com a indicação do número de horas frequentado; Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
  • O pagamento deverá ser efetuado após a realização do seminário por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8);
  • O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade;
  • A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.