CICLO CCP – Formação Inicial em Contratação Pública | 11.ª Edição
€540.00
Horário: 09h00 às 13h00
- Descrição
- PREÇOS
- INSCRIÇÕES
- REGRAS DE FUNCIONAMENTO
- CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
CICLO CCP – Formação Inicial em Contratação Pública
11.ª Edição
Formação Online | Formação Administração Pública
ENQUADRAMENTO GERAL
Esta formação é direcionada a pessoas sem experiência prévia na área da contratação pública e pretende fornecer uma introdução abrangente e prática ao Código dos Contratos Públicos (CCP). Os participantes serão capacitados com os conhecimentos e ferramentas necessários para compreender as normas e procedimentos que regem a contratação pública, desde a fase de planeamento até à formação e execução de contratos. A ênfase será colocada em como elaborar corretamente peças procedimentais, como cadernos de encargos, e acompanhar a tramitação processual dos contratos.
OBJETIVOS
- Conhecer o Código dos Contratos Públicos (CCP) e compreender as suas especificidades aplicáveis nas fases de formação e execução contratual;
- Dotar os participantes de competências para a elaboração de peças procedimentais, como cadernos de encargos, e o acompanhamento de todo o processo de contratação pública;
- Habilitar os formandos a lidar com os diferentes tipos de procedimentos pré-contratuais, compreendendo as etapas e os aspetos comuns da tramitação processual.
PROGRAMA
Módulo 1
1. As Diretivas Comunitárias
- Introdução ao enquadramento legal europeu que influencia o Código dos Contratos Públicos (CCP);
- Importância das diretivas comunitárias para a uniformização das normas de contratação pública.
2. Âmbito de Aplicação do CCP
- Princípios Gerais: legalidade, concorrência, transparência e igualdade de tratamento;
- Âmbito de Aplicação Subjetivo: entidades públicas e outras entidades sujeitas ao CCP;
- Âmbito de Aplicação Objetivo:
- Aplicabilidade das partes II e III do CCP;
- Contratos excluídos e contratação excluída;
- Procedimentos a utilizar consoante o tipo de contrato.
Módulo 2
1. Aspetos Gerais na Escolha do Procedimento
- Escolha do procedimento com base no valor e critérios materiais;
- Fundamentação da decisão de contratar: justificativas e requisitos legais;
- Consulta Preliminar: quando e como deve ser utilizada;
- Identificação de impedimentos e restrições.
2. Fases do Procedimento de Formação do Contrato – Regras Comuns
- Análise das etapas chave da fase de formação;
- Elaboração das peças procedimentais (cadernos de encargos, convites);
- Erros e omissões na fase de formação;
- Relatório preliminar, audiência prévia e relatório final;
- Notificação da adjudicação e formalidades associadas;
- Regime de habilitação do adjudicatário e as causas de caducidade;
- Prestação de caução e minuta do contrato.
3. Aspetos Específicos da Tramitação Processual
- Ajuste Direto e Consulta Prévia:
- Disposições gerais, limitações e impedimentos;
- Elementos do convite e negociação;
- Formalidades e limites à contratação reiterada com o mesmo operador económico;
- Concurso Público e Concurso Limitado por Prévia Qualificação;
- Limitações e procedimentos específicos;
- Fases de formação e execução de contratos de empreitada de obras públicas e aquisição de bens e serviços.
Módulo 3
1. Simulação Prática da Elaboração de Peças Procedimentais
- Caderno de encargos
- Bens e serviços;
- Empreitadas.
- Convites e Programa de concursos;
- Exercício prático de elaboração de um caderno de encargos;
- Análise dos conceitos de parâmetros base, critérios de adjudicação e atributos das propostas;
- Discussão e revisão de programas de procedimentos e convites;
- Identificação dos elementos obrigatórios nas peças procedimentais;
- Fluxos de procedimentos.
2. Modelo de Avaliação
- Critérios de adjudicação: definição e importância;
- Escolha de fatores e subfatores do critério de adjudicação;
- Aplicação prática das regras do modelo de avaliação, com exemplos.
Módulo 4
1. A Parte III do CCP – Execução do Contrato
- Função e responsabilidades do gestor do contrato;
- Liberação de cauções e condições para trabalhos complementares;
- Execução de trabalhos de correção de erros e omissões;
- Responsabilidade dos intervenientes e análise de casos de incumprimento e prorrogação de prazos.
Módulo 5
1. Casos Práticos
- Discussão e resolução de casos práticos, simulando diferentes procedimentos de contratação;
- Análise de fichas de procedimento e fluxogramas;
- Revisão de questões práticas relacionadas com o uso de plataformas eletrónicas na tramitação dos processos.
FORMADORA
Andreia Magalhães
Licenciatura em Direito;
Pós-Graduada em Contratos em Especial;
Pós-graduada em Gestão de Compras Abastecimentos, pela Porto Business School;
Atualmente é Diretora do Serviço de Compras e Gestão Contratual dos Serviços Partilhados da Universidade do Porto;
De novembro de 2016 a julho de 2021 foi na Universidade do Porto Chefe da Unidade de Compras dos Serviços Partilhados (U.PORTO);
Integrou o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF, I.P.) de 2013 a novembro de 2016 – Chefe do Gabinete de Auditoria e Qualidade;
De 1999 a 2012 integrou o Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso da Câmara Municipal do Porto, afeta ao Gabinete Jurídico da Divisão Municipal de Compras, como Técnica Superior Consultora Jurídica na área da contratação pública;
A atividade de formadora na área das autarquias locais é exercida desde 2001;
Formadora especializada na área da Contratação Pública.
DESTINATÁRIOS
Dirigentes e Quadros Técnicos da Administração Pública.
DATAS HORÁRIO DURAÇÃO
Datas: 16, 23, 27, 29 e 30 de maio e 3 e 6 de junho de 2025
Horário: 09h00 às 13h00
Duração: 28 horas
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Limite de inscrições: 25 participantes
Inscrição: 540 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 490 € + IVA (23%), por participante
inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.
SECRETARIADO
Ana Rocha
ana.rocha@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302
Inscrição: 540 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 490 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 25 participantes
Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.
Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.
INSCRIÇÕES POR EMAIL
Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).
SECRETARIADO
Ana Rocha
ana.rocha@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302
– O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
– Esta formação é certificada;
– Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
– Será fornecida toda a documentação de suporte à formação.
– Independentemente da duração do seminário:
Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%;
Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Presença com a indicação do número de horas frequentado;
Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (CGD, IBAN: PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8) ou por cheque (à ordem da Quadros & Metas – Consultores de Gestão e Formação, Lda., contribuinte nº 503 586 730).
O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade.
A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.