Canal de Denúncias: O seu papel no caminho para a Integridade na Administração Pública
€220.00
Horário: 09h00 às 13h00
- Descrição
- PREÇOS
- INSCRIÇÕES
- REGRAS DE FUNCIONAMENTO
- CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Canal de Denúncias
O seu papel no caminho para a Integridade na Administração Pública
OBJETIVO GERAL
Capacitar os formandos com conhecimentos gerais sobre o Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro, que cria o MENAC e aprova o Regime Geral de Prevenção da Corrupção e a sua relação com a Lei n.º 93/2021 de 20 de dezembro que estabelece o Regime Geral de Proteção de Denunciantes de Infrações e dar a conhecer as principais características e as boas práticas para a sua implementação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a obrigatoriedade de implementação de um Programa de Cumprimento Normativo – Atribuições do MENAC e o Regime Geral de Prevenção da Corrupção;
- Compreender o funcionamento do Canal de Denúncias, a sua relação e função no âmbito do Regime Geral de Prevenção da Corrupção;
- Conhecer boas práticas para a implementação dos canais de denúncias.
PROGRAMA
- O cariz obrigatório da implementação de um Programa de Cumprimento Normativo: o MENAC e o Regime Geral de Prevenção da Corrupção
- A Lei de Proteção de denunciantes de infrações, o seu âmbito de aplicação
- As características dos canais de denúncia, as políticas a instituir e a elaboração do manual do processo
- A matriz de responsabilidades do programa de cumprimento normativo
- Receção e seguimento de denúncias internas e externas: A Diretiva (UE) 2019/1937do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019 e a Lei n.º 93/2021
- Algumas alterações legislativas relacionadas com a responsabilidade da pessoa coletiva
FORMADORA
Luísa Coimbra
Dirigente da Unidade de Auditoria Interna da Universidade do Porto, desde 2014;
Auditora Interna no Município do Porto, entre 2001 e 2013;
Mestrado em Economia e Gestão de Cidades, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto;
Pós-graduação em Gestão Autárquica, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto;
Pós-graduação em Auditoria, Risco e Controlo de Sistemas de Informação, na Coimbra Business School;
Pós-graduação em Contratação Pública, no CEDIPRE, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra;
MBA em Auditoria Interna, na Coimbra Business School;
Auditora de Defesa Nacional;
Vogal da Direção do Instituto Português de Auditoria Interna – IIA Portugal [2018-2019];
Vogal da Assembleia-Geral do Instituto Português de Auditoria Interna – IIA Portugal [2020-2021;
Formadora na área da auditoria interna, gestão de risco e controlo interno.
DESTINATÁRIOS
Dirigentes e Técnicos Superiores da Administração Pública.
DATAS HORÁRIO DURAÇÃO
Datas: 27 e 28 de março de 2025
Horário: 09h00-13h00
Duração: 8 horas
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Limite de inscrições: 25 participantes
Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 190 € + IVA (23%), por participante
inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.
SECRETARIADO
Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302
Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 190 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 25 participantes
Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.
Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.
INSCRIÇÕES POR EMAIL
Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).
SECRETARIADO
Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302
– O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
– Esta formação é certificada;
– Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
– Será fornecida toda a documentação de suporte à formação.
O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (CGD, IBAN: PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8) ou por cheque (à ordem da Quadros & Metas – Consultores de Gestão e Formação, Lda., contribuinte nº 503 586 730).
O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade.
A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.