Liderança no Setor Público: Como melhorar a Tomada de Decisões, Comunicação e Gestão de Equipas

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220.00

Formação Online | Luís Machado
Datas: 26 e 27 de fevereiro de 2026
Horário: 09h00 às 13h00
Duração: 8 horas
Availability: Em stock
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Liderança no Setor Público
Como melhorar a Tomada de Decisões, Comunicação e Gestão de Equipas

 

OBJETIVOS

  • Compreender e aplicar as funções de liderança descritas no ReCAP para melhorar a qualidade e a transparência na tomada de decisões no setor público.
  • Desenvolver competências de comunicação assertiva e eficaz, facilitando o diálogo construtivo com equipas e stakeholders, conforme as práticas recomendadas pelo ReCAP.
  • Potenciar a gestão de equipas, integrando orientações do ReCAP para motivação, delegação responsável e avaliação de desempenho, fortalecendo o alinhamento e o compromisso dos colaboradores.
  • Conhecer os vários estilos de liderança e saber quando e como aplicar cada um, de forma a conseguir uma resposta estável e equilibrada da equipa;
  • Desenvolver competências de organização de equipas.

 

PROGRAMA

1. Fundamentos da Liderança no Setor Público

  • Funções de liderança no Setor Público, conforme o ReCAP.
  • Importância da qualidade, transparência e ética na tomada de decisões públicas.
  • Papel do líder público na promoção da confiança e do serviço à comunidade.

2. Inteligência Emocional para Líderes

  • Definição, componentes e importância da inteligência emocional na liderança pública.
  • Autoconsciência e autorregulação emocional para gerir o stress e emoções no trabalho.
  • Empatia e gestão das relações interpessoais para criar ambientes de trabalho colaborativos.

3. Literacia Comportamental e Comunicação Assertiva

  • Conceitos de literacia comportamental e sua aplicação na liderança.
  • Impacto dos comportamentos humanos no desempenho das equipas e decisões.
  • Desenvolvimento de competências de comunicação assertiva e eficaz: escuta ativa, feedback construtivo e diálogo com stakeholders.

4. Gestão e Organização de Equipas

  • Motivação das equipas segundo orientações do ReCAP.
  • Técnicas de delegação responsável e avaliação de desempenho.
  • Estratégias para desenvolvimento do compromisso e alinhamento dos colaboradores.
  • Identificação e aplicação dos estilos de liderança adequados ao contexto para estabilidade e equilíbrio da equipa.

 

DESTINATÁRIOS

Dirigentes e outras chefias da função pública, trabalhadores que tenham como objetivo desempenhar estas funções, estudantes de licenciatura ou mestrado relacionados com este tema.


DATAS HORÁRIO DURAÇÃO

Datas: 26 e 27 de fevereiro de 2026

Horário: 09h00-13h00

Duração: 8 horas


FORMADOR

Luís Machado

Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;
Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;
Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;
Coordenador, desde 2014, da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga;
Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;
Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, atendimento ao público, gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica;
Consultor na criação e implementação de programas de desenvolvimento de competências comportamentais direcionadas às organizações;
Realização de Avaliações Psicológicas no âmbito de procedimentos concursais para Autarquias.

 

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Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade:
190 € + IVA (23%), por participante

 

GESTORA DA FORMAÇÃO

Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302

Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 190 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 16 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

 

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Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).

 

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  • O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
  • Esta formação é certificada;
  • Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
  • Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
  • Independentemente da duração do seminário: Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%; Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Participação com a indicação do número de horas frequentado; Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
  • O pagamento deverá ser efetuado após a realização do seminário por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8);
  • O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade;
  • A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.