Modelos e Metodologias de Gestão por Objetivos na Função Pública

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250.00

Formação Online | Luís Machado
Datas: 4, 7, 11 e 14 de novembro de 2025
Horário: 09h00 às 13h00
Duração: 16 horas
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Modelos e Metodologias de Gestão por Objetivos na Função Pública

Formação Online | Formação Administração Pública


ENQUADRAMENTO GERAL

A gestão por objetivos na Função Pública tem encontrado alguns desafios que têm criado vários constrangimentos no desempenho das pessoas e serviços. Normalmente, falar sobre gestão por objetivos é equivalente a falar em sistema de avaliação do desempenho dos trabalhadores, o que limita seriamente a aplicação de um modelo de gestão contínua dos serviços e do desempenho individual e coletivo, tendo por base os princípios fundamentais desta metodologia. Com esta ação pretende-se que os participantes adquiram os conhecimentos e as competências necessárias para implementar e gerir um sistema de gestão por objetivos nas organizações públicas.

 

OBJETIVOS

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:

  • Promover o desenvolvimento de competências de realização de entrevistas e de negociação das chefias;
  • Desenvolver o conhecimento sobre os aspetos teóricos e práticos acerca da formulação de objetivos por parte das chefias e colaboradores;
  • Proceder à identificação dos objetivos a atingir e à respetiva formulação e operacionalização.

 

PROGRAMA

1. O conceito e os benefícios da gestão por objetivos
  • O conceito da gestão por objetivos;
  • Os princípios e as etapas da gestão por objetivos;
  • Os fatores críticos de sucesso da gestão por objetivos;
  • Os desafios e as dificuldades da gestão por objetivos
2. O foco nos objetivos e o desempenho de excelência
  • A importância de ter um propósito claro e inspirador;
  • A relação entre os objetivos e a motivação dos trabalhadores;
  • As características dos trabalhadores de alta performance;
  • As estratégias para manter o foco nos objetivos.
 3. Formulação e avaliação de objetivos
  • O conceito e os critérios dos objetivos SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais);
  • Os tipos e os níveis de objetivos (estratégicos, operacionais, individuais e coletivos);
  • As técnicas para formular e redigir objetivos SMART;
  • Os indicadores e as fontes de informação para medir o cumprimento dos objetivos;
  • Os métodos e os instrumentos para avaliar o desempenho dos trabalhadores em função dos objetivos.
4. Acompanhamento informal e contínuo dos trabalhadores
  • A importância do acompanhamento informal dos trabalhadores como forma de apoio, orientação e reconhecimento;
  • As vantagens do acompanhamento informal;
  • As formas e as frequências do acompanhamento informal (reuniões, conversas, visitas, etc.);
  • As competências necessárias para realizar um acompanhamento informal eficaz (escuta ativa, comunicação assertiva, empatia, etc.).
5. Feedback e melhoria contínua
  • O conceito e os benefícios do feedback como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Os tipos e as características do feedback;
  • As regras e as técnicas para dar e receber feedback eficaz;
  • A importância da melhoria contínua como resultado do feedback;
  • As formas de promover a melhoria contínua (plano de ação, formação, coaching, etc.).
6. A monitorização e avaliação do desempenho
  • As fases e os momentos da monitorização e avaliação do desempenho;
  • As competências necessárias para uma correta monitorização e avaliação do desempenho (comunicação, negociação, liderança, etc.);
  • As técnicas e os instrumentos para realizar entrevistas de avaliação do desempenho;
  • Os erros e as dificuldades mais comuns.
 7. Organização da formação

 

DESTINATÁRIOS

Dirigentes e outras chefias da função pública, trabalhadores que tenham como objetivo desempenhar estas funções, estudantes de licenciatura ou mestrado relacionados com este tema.


DATAS HORÁRIO DURAÇÃO

Datas: 4, 7, 11 e 14 de novembro de 2025

Horário: 09h00 às 13h00

Duração: 16 horas


FORMADOR

Luís Machado

Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;
Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;
Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;
Coordenador, desde 2014, da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga;
Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;
Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, atendimento ao público, gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica;
Consultor na criação e implementação de programas de desenvolvimento de competências comportamentais direcionadas às organizações;
Realização de Avaliações Psicológicas no âmbito de procedimentos concursais para Autarquias.

 

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Inscrição: 250€ + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade:
220€ + IVA (23%), por participante

 

SECRETARIADO

Ana Rocha
ana.rocha@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302

Inscrição: 250 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 220 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 16 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

 

INSCRIÇÕES POR EMAIL

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Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).

 

SECRETARIADO

Ana Rocha
ana.rocha@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302

  • O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
  • Esta formação é certificada;
  • Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
  • Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
  • Independentemente da duração do seminário: Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%; Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Participação com a indicação do número de horas frequentado; Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
  • O pagamento deverá ser efetuado após a realização do seminário por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8);
  • O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade;
  • A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.