Ciclo CCP – Formação Avançada em Contratação Pública

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540.00

Formação Online | Andreia Magalhães
Datas: 24 e 31 de outubro, 7, 14, 21 e 28 de novembro e 5 de dezembro de 2025
Horário: 09h00 às 13h00
Duração: 28 horas
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Ciclo CCP – Formação Avançada em Contratação Pública

Formação Online | Formação Administração Pública

 

OBJETIVOS

  • Dotar os participantes de conhecimentos mais aprofundados sobre os aspetos essenciais da tramitação processual dos diversos tipos de procedimentos pré-contratuais, bem como sobre a execução do contrato.
  • Atualizar e aprofundar os conhecimentos no âmbito do Código dos Contratos Públicos (CCP), permitindo que haja especialização nas diversas temáticas relacionadas com o processo de formação e com a execução contratual.

 

PROGRAMA

1. As Diretivas Comunitárias
2. Âmbito de aplicação do CCP

2.1 Princípios Gerais

2.2 Âmbito de aplicação subjetivo – a que entidades se aplica o CCP

2.3 Âmbito de aplicação objetivo:

  • Aplicabilidade da parte II e da parte III do CCP;
  • Contratação excluída da parte II do CCP;
  • Contratos excluídos do CCP;
  • Quais os procedimentos a utilizar.
3. Aspetos Gerais

3.1. Escolha do Procedimento

  • Em função do valor;
  • Critérios materiais;
  • Outros.

3.2. Fundamentação da decisão de contratar

3.3. A consulta preliminar

3.4. Impedimentos

4. As diversas fases do Procedimento de Formação do Contrato

4.1. O Caderno de Encargos

  • Cláusulas jurídicas;
  • Cláusulas técnicas;
  • Aspetos a considerar, designadamente termos e condições e os documentos da proposta;
  • Especificidades da execução contratual não previstas na parte II do CCP;
  • Cláusulas obrigatórias;
  • O gestor do contrato;
  • Como definir lotes;
  • A especificidade dos contratos de aquisição de serviços;
  • Trabalhadores/Responsabilidade Social;
  • Penalidades;
  • Resolução;
  • Fixação de preço.
5. Modelo de Avaliação
  • Os critérios de adjudicação;
  • Escolha de fatores e subfatores do critério de adjudicação;
  • Aplicação das regras do modelo de avaliação;
  • Limites na escolha do critério;
  • O convite e o programa de concurso
    • Critério de adjudicação.
6. A Proposta
  • Elaboração e apresentação;
  • Documentos que constituem a proposta;
  • Os documentos exigidos no convite e programa;
  • Os documentos exigíveis;
  • Validade da proposta;
  • Critérios de análise da proposta e demais documentos;
  • Parâmetros base;
  • Atributos;
  • Termos e Condições;
  • Análise da proposta;
  • Os Motivos de Exclusão das Propostas;
  • Avaliação da proposta;
  • Suprimento de erros e esclarecimentos – A imutabilidade da proposta;
  • Análise de jurisprudência;
  • Debate.
7. A Execução Contratual
  • Modificações objetivas;
  • Suspensão;
  • Resolução;
  • Aplicação de penalidades;
  • Prorrogação de prazos.


FORMADORA

Andreia Magalhães

Licenciatura em Direito;
Pós-Graduada em Contratos em Especial;
Pós-graduada em Gestão de Compras Abastecimentos, pela Porto Business School;
Atualmente é Diretora do Serviço de Compras e Gestão Contratual dos Serviços Partilhados da Universidade do Porto;
De novembro de 2016 a julho de 2021 foi na Universidade do Porto Chefe da Unidade de Compras dos Serviços Partilhados (U.PORTO);
De 2013 a novembro de 2016 integrou o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF, I.P.) – Chefe do Gabinete de Auditoria e Qualidade;
De 1999 a 2012 integrou o Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso da Câmara Municipal do Porto, afeta ao Gabinete Jurídico da Divisão Municipal de Compras, como Técnica Superior Consultora Jurídica na área da contratação pública;
A atividade de formadora na área das autarquias locais é exercida desde 2001;
Formadora especializada na área da Contratação Pública.


DESTINATÁRIOS

Autarcas, Dirigentes e Quadros da área Financeira, do Aprovisionamento e Jurídica das Autarquias Locais;
Administradores, Dirigentes e Quadros da área Financeira e da área Jurídica das Empresas Municipais;
Dirigentes e Quadros da área Jurídica e do Aprovisionamento da Administração Central; Revisores Oficiais de Contas.


DATAS HORÁRIO DURAÇÃO

Datas: 24 e 31 de outubro, 7, 14, 21 e 28 de novembro e 5 de dezembro de 2025

Horário: 09h00 às 13h00

Duração: 28 horas

 

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Limite de inscrições: 25 participantes

 Inscrição: 540 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 490 € + IVA (23%), por participante

inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

SECRETARIADO

Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302

Inscrição: 540 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 490 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 25 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

 

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

INSCRIÇÕES POR EMAIL

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Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).

 

SECRETARIADO

Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302

– O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;

– Esta formação é certificada;

– Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;

– Será fornecida toda a documentação de suporte à formação.

– Independentemente da duração do seminário:

Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%;

Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Presença com a indicação do número de horas frequentado;

Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.

O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (CGD, IBAN: PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8) ou por cheque (à ordem da Quadros & Metas – Consultores de Gestão e Formação, Lda., contribuinte nº 503 586 730).

O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade.

A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.