Gestão e Organização de Equipas – Como Potenciar o Desempenho Individual e Coletivo?

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250.00

Formação Online | Luís Machado
Datas: 2, 9, 16 e 23 de julho de 2025
Horário: 09h00 às 13h00
Duração: 16 horas
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Gestão e Organização de Equipas
Como Potenciar o Desempenho Individual e Coletivo?

Formação Online | Formação Administração Pública


OBJETIVOS

Gerir pessoas e equipas na função pública, principalmente num período no qual as pessoas manifestam maiores níveis de insatisfação e desmotivação é um desafio cada vez mais complexo e exigente. Conhecer bem os processos, procedimentos, regras e legislação aplicável, há muito que se revelou insuficiente para uma gestão eficaz dos serviços, das equipas e das pessoas que os compõem.

Atualmente quem tem a missão de gerir estes serviços, precisa de estar munido de um conjunto de instrumentos e metodologias de organização do trabalho e das equipas que permitam, não só uma gestão mais operacional direcionada para os resultados, mas também uma visão mais global relacionada com a gestão e organização das próprias equipas e pessoas.

Com esta Formação Avançada pretendemos aprofundar o tema da gestão e organização das equipas, quer ponto de vista da sua operacionalização, quer do ponto de vista da capacidade para potenciar o envolvimento, compromisso e satisfação das equipas e pessoas:

  • Organização das equipas;
  • Gestão das atividades no tempo;
  • Identificação / definição das prioridades;
  • Princípios da planificação;
  • O envolvimento e compromisso das equipas com os processos e os resultados;
  • Estratégias e metodologias eficazes de comunicação.

Faremos uma emersão em cada um destes temas, por forma a entregar a quem participar um conjunto de estratégias e ferramentas já testadas e validadas que podem potenciar os resultados das equipas e pessoas. Melhor gestão significa melhores resultados e equipas e pessoas mais satisfeitas, comprometidas e produtivas.

 

PROGRAMA

1. INTRODUÇÃO
  • A importância das crenças, atitudes e comportamentos na organização pessoal e gestão do tempo;
  • O processo de mudança de comportamentos limitadores de uma correta gestão do tempo;
  • O papel individual e o seu impacto na motivação, satisfação e realização profissional;
  • Princípios gerais na organização pessoal e gestão do tempo.
2. ANÁLISE DOS PADRÕES DE ORGANIZAÇÃO DA EQUIPA
  • Estilos pessoais e individuais de gestão, organização e gestão do tempo;
  • As barreiras na organização;
  • Fatores de insucesso:
    • Individuais;
    • Coletivos / organizacionais.
  • Noções de importância e de urgência.
3. GESTÃO DO TEMPO E ORGANIZAÇÃO INDIVIDUAL E DE EQUIPA
  • Diagnóstico da gestão do tempo nas diversas atividades;
  • A gestão eficaz do tempo;
  • Planificação das atividades com base nas prioridades;
  • Previsão dos imprevistos e das “urgências”;
  • Gestão das interrupções diárias;
  • Planificação a curto, médio e longo prazo;
  • A delegação.
4. LIDERAR, GERIR E ORGANIZAR AS EQUIPAS NAS ATIVIDADES E NO TEMPO
  • Definição de objetivos;
  • Estabelecer prioridades;
  • Planificar atividades e tarefas;
  • Ajustar a organização pessoal.
5. A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA CENTRAL NO PROCESSO DE GESTÃO DE EQUIPAS E PESSOAS
  • Estilos individuais de comunicação;
  • Formas como comunicamos;
  • Comunicação voluntária e comunicação involuntária;
  • As emoções na comunicação;
  • O impacto da comunicação empática na gestão;
  • O acompanhamento e o feedback como ferramentas de melhoria contínua.
6. A CONDUÇÃO DE REUNIÕES
  • Tipologia de reuniões:
    • Reuniões programadas;
    • Reuniões de trabalho;
    • Reuniões não planeadas;
    • Briefings;
    • Debriefings.
  • Planeamento, moderação e avaliação das reuniões:
    • Planificação das reuniões;
    • O papel do moderador;
    • Gestão da participação;
    • Debate e tomada de decisão;
    • Indicadores de desempenho.
7. EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO PRÁTICA

 

DESTINATÁRIOS

Dirigentes e outras chefias da função pública, trabalhadores que tenham como objetivo desempenhar estas funções, estudantes de licenciatura ou mestrado relacionados com este tema.


DATAS HORÁRIO DURAÇÃO

Datas: 2, 9, 16 e 23 de julho de 2025

Horário: 09h00-13h00

Duração: 16 horas


FORMADOR

Luís Machado

Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;
Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;
Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;
Coordenador, desde 2014, da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga;
Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;
Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, atendimento ao público, gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica;
Consultor na criação e implementação de programas de desenvolvimento de competências comportamentais direcionadas às organizações;
Realização de Avaliações Psicológicas no âmbito de procedimentos concursais para Autarquias.

 

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Inscrição: 250 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade:
220 € + IVA (23%), por participante

 

SECRETARIADO

Ana Rocha
ana.rocha@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302

Inscrição: 250 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 220 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 16 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

 

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Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).

 

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Ana Rocha
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Telefone: 228 301 302

  • O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
  • Esta formação é certificada;
  • Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
  • Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
  • Independentemente da duração do seminário: Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%; Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Participação com a indicação do número de horas frequentado; Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
  • O pagamento deverá ser efetuado após a realização do seminário por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8);
  • O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade;
  • A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.