Comércio, Serviços e Restauração nos Municípios – O Acesso e o Exercício da Atividade
€220.00
Horário: 17h30 às 19h30
- Descrição
- PREÇOS
- INSCRIÇÕES
- REGRAS DE FUNCIONAMENTO
- CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Comércio, Serviços e Restauração nos Municípios
O Acesso e o Exercício da Atividade
Formação Online | Formação Administração Pública
OBJETIVOS
- Dar a conhecer as principais regras legais do Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Atividades de Comércio, Serviços e Restauração, aprovado pelo Decreto-lei 10/2015, e a sua aplicação pelos municípios;
- Compreender os procedimentos relacionados com as competências dos municípios sobre o acesso e exercício das atividades de comércio, serviços e restauração, respetiva fiscalização e regime sancionatório;
- Aprofundar conhecimentos sobre as regras e procedimentos legalmente definidos, garantindo aos formandos a aquisição de conhecimentos nestas matérias e a identificar e instruir os procedimentos administrativos adequados.
PROGRAMA
Parte I
1. Objeto e Âmbito do Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Atividades de Comércio, Serviços e Restauração (RJAEACSR)
2. A sistemática do Regime
3. Definições e exclusões de âmbito de aplicação
4. O princípio do livre acesso e exercício da atividade de comércio, de serviços e de restauração
5. Os procedimentos conexos com o exercício da atividade: o caso do RJUE com as alterações do Simplex Urbanístico
6. Acesso às atividades de comércio, serviços e restauração – Meras comunicações prévias, autorizações e autorizações conjuntas
7. A tramitação das comunicações prévias e os procedimentos de autorização
8. A tramitação eletrónica – Balcão do Empreendedor
9. A fiscalização sucessiva
Parte II
1. Exercício das atividades de comércio, serviços e restauração
- Requisitos gerais e especiais das diversas atividades;
- O exercício de atividade de comércio não sedentária – os mercados municipais, os feirantes e os vendedores ambulantes.
2. Atividades de serviços
- Atividades de restauração ou de bebidas;
- A restauração e bebidas não sedentária.
3. A utilização privativa de domínio público
4. Regime sancionatório no âmbito do RJCE e fiscalização das atividades económicas abrangidas pelo RJACSR
DESTINATÁRIOS
Autarcas, Dirigentes, Juristas, Técnicos, Fiscais Municipais da Administração Pública e outros interessados em aprofundar conhecimentos na área da Fiscalização.
DATAS HORÁRIO DURAÇÃO
Datas: 8, 9, 10 e 11 de julho de 2025
Horário: 17h30 às 19h30
Duração: 8 horas
FORMADOR
José Figueiredo
Atualmente exerce o cargo de Chefe de Divisão de Contraordenações da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Entre 2002 e 2020 exerceu o cargo de Chefe de Divisão Municipal de Fiscalização e Contraordenações da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Formador especializado na área da Fiscalização Municipal e das Contraordenações.
Licenciatura em Direito;
Mestre em Relações Internacionais;
Pós-graduação em Contencioso Administrativo.
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Conheça todos os nossos Seminários da área da Fiscalização e das Contraordenações: clique aqui.
Limite de inscrições: 25 participantes
Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 190 € + IVA (23%), por participante
Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.
SECRETARIADO
Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302
Limite de inscrições: 25 participantes
Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 190 € + IVA (23%), por participante
Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.
Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.
INSCRIÇÕES POR EMAIL
Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).
SECRETARIADO
Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302
- O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
- Esta formação é certificada;
- Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
- Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
- Independentemente da duração do seminário: Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%; Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Participação com a indicação do número de horas frequentado; Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
- O pagamento deverá ser efetuado após a realização do seminário por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8);
- O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade;
- A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.