Orçamento de Estado 2025 – Código dos Contratos Públicos

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Formação Online | Andreia Magalhães
Datas: 23 e 24 de janeiro de 2025
Horário: 09h00 às 13h00
Duração: 8 horas
Availability: Em stock
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Orçamento de Estado 2025 – Código dos Contratos Públicos

 

ENQUADRAMENTO GERAL

Com o objetivo de garantir uma gestão eficiente dos recursos, a Lei do Orçamento de Estado (LOE) estabelece normas e procedimentos que devem ser considerados pelas entidades públicas, especialmente no que diz respeito à revisão de preços e aos processos de aquisição de serviços.

 

OBJETIVOS

  • Identificar o âmbito de aplicação dessas normas no contexto da administração pública e as suas implicações para os processos de contratação;
  • Compreender o impacto no planeamento e execução da contratação pública, abordando procedimentos prévios, categorização e planeamento das compras;
  • Analisar as normas de revisão extraordinária de preços, compreendendo quando e como podem ser aplicadas, e quais os seus impactos nos contratos em execução.

 

PROGRAMA

1. Lei de Orçamento de Estado para o ano de 2025
  • Encargos com contratos de aquisição de serviços
    • Âmbito de aplicação;
    • Tipo de contratos.
  • Encargos Globais
    • Exceções
  • Análise tipologia/objeto de contratos e contraparte
    • Enquadramento;
    • Exceções.
  • Estudos, pareceres, projetos e consultoria
    • Âmbito de aplicação;
    • Tipologia de contratos;
    • Requisitos de contratação.
  • Contratos de prestação de serviços na modalidade de tarefa e avença
    • Âmbito de aplicação;
    • Identificação do objeto dos contratos.
  • Formas de controlo
  • Análise de minutas e pedidos de exceção, fundamentação
2. O CCP e as normas da LOE
  • Requisitos pré procedimento formação de contrato
  • Revisão extraordinária de preços
    • Como efetuar;
    • Como evitar;
    • Requisitos.
3. Casos Práticos e Discussão
  • Análise de casos reais ou simulados relacionados com a revisão de preços e procedimentos de aquisição;
  • Discussão de boas práticas;
  • Resolução de dúvidas específicas.

 

FORMADORA

Andreia Magalhães

Licenciatura em Direito;
Pós-Graduada em Contratos em Especial;
Pós-graduada em Gestão de Compras Abastecimentos, pela Porto Business School;
Atualmente é Diretora do Serviço de Compras e Gestão Contratual dos Serviços Partilhados da Universidade do Porto;
De novembro de 2016 a julho de 2021 foi na Universidade do Porto Chefe da Unidade de Compras dos Serviços Partilhados (U.PORTO);
Integrou o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF, I.P.) de 2013 a novembro de 2016 – Chefe do Gabinete de Auditoria e Qualidade;
De 1999 a 2012 integrou o Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso da Câmara Municipal do Porto, afeta ao Gabinete Jurídico da Divisão Municipal de Compras, como Técnica Superior Consultora Jurídica na área da contratação pública;
A atividade de formadora na área das autarquias locais é exercida desde 2001;
Formadora especializada na área da Contratação Pública.


DESTINATÁRIOS

Dirigentes e Quadros Técnicos da Administração Pública.


DATAS HORÁRIO DURAÇÃO

Datas: 23 e 24 de janeiro de 2025

Horário: 09h00-13h00

Duração: 8 horas

 

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Limite de inscrições: 25 participantes

Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 190 € + IVA (23%), por participante

inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

SECRETARIADO

Francisco Viegas
francisco.viegas@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302

Inscrição: 220€ + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 190 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 25 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

 

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

INSCRIÇÕES POR EMAIL

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Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).

 

SECRETARIADO

Francisco Viegas
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Tel.: 228 301 302

– O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;

– Esta formação é certificada;

– Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;

– Será fornecida toda a documentação de suporte à formação.

– Independentemente da duração do seminário:

Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%;

Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Presença com a indicação do número de horas frequentado;

Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.

O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (CGD, IBAN: PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8) ou por cheque (à ordem da Quadros & Metas – Consultores de Gestão e Formação, Lda., contribuinte nº 503 586 730).

O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade.

A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.