Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE)

0 out of 5

220.00

Formação Online | Maria José Castanheira
Datas: 18, 19 e 21 de novembro de 2025
Horário: 09h30 às 13h00
Duração: 10,5 horas
Availability: Em stock
Ver carrinho

Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE)

Formação Online | Formação Administração Pública


OBJETIVOS

  • Compreender e dominar o âmbito de aplicação dos procedimentos de controlo das operações urbanísticas, bem como as isenções subjetivas e objetivas de controlo.
  • Distinguir validade de eficácia dos atos administrativos no âmbito urbanístico.
  • Referir as questões respeitantes à execução das operações urbanísticas e os poderes da fiscalização.
  • Conhecer as formas de legalização de operações urbanísticas e a adoção de medidas de tutela da legalidade urbanística.


PROGRAMA

  1. As operações urbanísticas: conceitos legais;
  2. Regulamentos municipais;
  3. Competências dos órgãos e dirigentes municipais;
  4. Âmbito, natureza e procedimentos de controlos públicos das operações urbanísticas (incluindo os procedimentos gerais de tramitação);
  5. As isenções de controlo;
  6. Os pedidos de informação prévia;
  7. O procedimento de licenciamento;
  8. O procedimento de (mera) comunicação prévia;
  9. O procedimento de comunicação prévia com prazo;
  10. Operações de loteamento;
  11. Obras de urbanização;
  12. Obras de edificação;
  13. Utilização de edifícios e suas frações;
  14. Validade e caducidade das licenças;
  15. Títulos;
  16. Alterações durante a execução da obra;
  17. Utilização e conservação do edificado;
  18. Fiscalização;
  19. Medidas de tutela da legalidade urbanística, em especial a reposição da legalidade urbanística;
  20. Deferimento tácito.

 

FORMADORA

Maria José Castanheira das Neves

Licenciada em Direito;
Mestre em Direito, na área de especialização em Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra;
Assistente convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, desde 2003, lecionando cursos na licenciatura e no mestrado em Administração Pública, entre outros: Governo e Administração Regional, Governo e Administrações Públicas, Emprego Público, Governo Local e Gestão Autárquica;
Lecionou, ainda, no Mestrado em Política Cultural Autárquica, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no curso «Organização e Funcionamento das Autarquias Locais», e em várias pós-graduações, destacando-se, no ISCAC, a pós-graduação em Gestão Financeira Autárquica e a Pós-graduação em Gestão Autárquica;
Assessora do Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território;
Foi Diretora de Serviços de Apoio Jurídico e à Administração Local, desde junho de 2009, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro;
Membro da Equipa de Missão que elaborou o Projeto de Código de Administração Autárquica;
Autora de diversas obras sobre Gestão Autárquica, entre as quais: “O Estatuto dos Eleitos Locais”, 1994; «Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, comentado», 2006, 2009, e 2011;
Participação na elaboração de diversos projetos legislativos dos quais se destaca: diploma de “Alteração ao regime de licenciamento de obras particulares”; “Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial”;
Formadora desde 1997 tendo ministrado inúmeros cursos de formação para várias instituições (Centro de Estudos de Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente, Universidade Católica Portuguesa, CEFA, Quadros & Metas, entre outras), sobre várias temáticas, destacando-se: Atribuições e competências das autarquias locais; Organização e funcionamento das autarquias locais; A urbanização e edificação; Os instrumentos de gestão urbanística; Código do Procedimento Administrativo.


DESTINATÁRIOS

Dirigentes Municipais e Técnicos Superiores que trabalhem ou venham a trabalhar na área da urbanização e edificação.
Profissionais liberais com atividade profissional relacionada com estas matérias.


DATAS HORÁRIO DURAÇÃO

Datas: 18, 19 e 21 de novembro de 2025

Horário: 09h30 às 13h00

Duração: 10,5 horas

 

» BROCHURA DOWNLOAD

Conheça todos os nossos Seminários: clique aqui

Limite de inscrições: 25 participantes

Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 190 € + IVA (23%), por participante

inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

SECRETARIADO

Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302

Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 190 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 25 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

 

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

INSCRIÇÕES POR EMAIL

» FICHA DE INSCRIÇÃO DOWNLOAD

» BROCHURA DOWNLOAD

Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).

 

SECRETARIADO

Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302

– O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;

– Esta formação é certificada;

– Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;

– Será fornecida toda a documentação de suporte à formação.

– Independentemente da duração do seminário:

Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%;

Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Presença com a indicação do número de horas frequentado;

Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.

O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (CGD, IBAN: PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8) ou por cheque (à ordem da Quadros & Metas – Consultores de Gestão e Formação, Lda., contribuinte nº 503 586 730).

O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade.

A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.