O Reforço das Competências Municipais em Sede do Regime Jurídico dos Estabelecimentos de Alojamento Local

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220.00

Formação Online | Raquel Machado
Datas: 1 e 2 de outubro de 2025
Horário: 9h00 às 13h00
Duração: 8 horas
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O Reforço das Competências Municipais em Sede do Regime Jurídico dos Estabelecimentos de Alojamento Local | 2.ª Edição

Formação Online | Formação Administração Pública

 

OBJETIVOS GERAIS

  • Dar a conhecer o conceito, requisitos e procedimentos subjacentes à instalação e funcionamento de estabelecimentos de alojamento local com especial ênfase na respetiva regulação público-administrativa.
  • Promover a reflexão sobre as implicações práticas decorrentes das alterações legislativas introduzidas ao DL 128/2014, de 29/08, pelo DL 76/2024, de 23/10, concretamente, no que concerne à instalação e exercício da atividade de prestação de serviços de alojamento local e competências de fiscalização cometidas aos municípios.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apreender o conceito e modalidades de alojamento local e requisitos gerais e específicos a cumprir pelos alojamentos locais;
  • Conhecer o procedimento administrativo subjacente ao registo de um estabelecimento de alojamento local, suas vicissitudes e a atual faculdade concedida ao interessado de solicitar a revisão da decisão de oposição proferida;
  • Dominar os requisitos a cumprir na exploração e funcionamento de um alojamento local;
  • Conhecer a amplitude do poder regulamentar dos municípios, nomeadamente ao nível da criação de áreas de contenção e de crescimento sustentável e restrições daí decorrentes, definição de utilizações válidas compatíveis com o alojamento local, designação do provedor do alojamento local e definição de poderes de autoridade e meios coercivos a promover pela câmara municipal em sede de fiscalização;
  • Apreender quais as condições legalmente tipificadas com vista à determinação do cancelamento do registo, bem como qual a tramitação procedimental subjacente, com especial enfoque sobre o apelidado cancelamento a pedido e sobre as alternativas ao cancelamento previstas;
  • Compreender qual o atual enquadramento legal subjacente à instalação e funcionamento de um estabelecimento de alojamento local em edifício constituído em propriedade horizontal e quais as condições em que a dita instalação ou exercício podem vir ser proibidos pelo condomínio;
  • Apreender qual o âmbito das competências fiscalizadoras e sancionatórias cometidas aos municípios conferindo aos respetivos técnicos instrumentos adequadas para uma correta instrução dos correspetivos procedimentos administrativos.

 

PROGRAMA

1. Introdução – Breve evolução normativa

2. Conceito de Alojamento Local e diferenciação de figuras jurídicas afins

3. Modalidades de Estabelecimentos de Alojamento Local

4. Poder regulamentar dos municípios:

  • Definição de utilizações válidas compatíveis com o estabelecimento de alojamento local;
  • Criação de áreas de contenção e de crescimento sustentável;
  • Designação do provedor do alojamento local;
  • Definição de poderes de autoridade e meios coercivos a promover pela câmara municipal em sede de fiscalização.

5. Registo dos estabelecimentos de Alojamento Local

  • Procedimento – comunicação prévia com prazo;
  • O exercício de Atividades Económicas e os Usos urbanísticos;
  • Alojamento Local e os usos urbanísticos – as utilizações compatíveis;
  • Dedução de oposição à comunicação prévia com prazo;
  • Possibilidade de revisão da decisão de oposição.

6. Vistorias

7. Requisitos dos estabelecimentos de alojamento local

  • Capacidade;
  • Solidariedade e seguros;
  • Requisitos gerais;
  • Requisitos de segurança;
  • Instalação de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços em estabelecimentos de hospedagem e em imóveis anteriores a 1951;
  • Áreas de contenção e de crescimento sustentável.

8. Exploração e funcionamento

  • Identificação e publicidade;
  • Período de funcionamento;
  • Livro de reclamações;
  • Livro de informações;
  • Seguro obrigatório;
  • Acesso aos estabelecimentos;
  • Reporte de informação de dormidas.

9. Alteração de elementos e cessação da atividade

10. Cancelamento do registo e alternativas legais ao cancelamento

11. O alojamento local em propriedade horizontal

12. Informação sobre os estabelecimentos de AL registados

13. Fiscalização e regime contraordenacional

 

DESTINATÁRIOS

Funcionários municipais, autarcas, juristas, dirigentes e outros quadros das autarquias locais ou empresas municipais, que exerçam funções ou assumam responsabilidades na área da Fiscalização.

 

DATAS HORÁRIO DURAÇÃO

Datas: 1 e 2 de outubro de 2025

Horário: 09h00-13h00

Duração: 8 horas

 

FORMADORA

Raquel Machado

Licenciada em Direito pela Universidade Católica do Porto;
Exerce desde 2010 funções relacionadas com a Fiscalização Municipal, na qualidade de Coordenadora de Equipas de Fiscalização e Instrutora de Processos Administrativos nos serviços de Fiscalização e Contraordenações do Município de Vila Nova de Gaia.

 

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Limite de inscrições: 25 participantes

 Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 190 € + IVA (23%), por participante

inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

SECRETARIADO

Carina Romano
carina.romano@quadrosemetas.pt
Tel.: 228 301 302

Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 190 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 25 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

 

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

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Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).

 

SECRETARIADO

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– O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;

– Esta formação é certificada;

– Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;

– Será fornecida toda a documentação de suporte à formação.

– Independentemente da duração do seminário:

Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%;

Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Presença com a indicação do número de horas frequentado;

Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.

O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (CGD, IBAN: PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8) ou por cheque (à ordem da Quadros & Metas – Consultores de Gestão e Formação, Lda., contribuinte nº 503 586 730).

O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade.

A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.