Quadros e Metas | Formação Especializada para a Administração Pública

O que Dizem os Nossos Clientes…

“Relativamente à formação ” O Código dos Contratos Públicos- A concorrência e o Direito” quero realçar não só a pertinência dos conteúdos abordados mas também a excelência e o nível de conhecimento teórico e prático da Dra. Andreia Magalhães, que, aliados a uma vasta experiência nas matérias em apreço, conferem também à formação um cariz prático de extrema importância para a compreensão da operacionalização dos temas. Recomendo vivamente a todos os que se dediquem às matérias da contratação pública.”

Melhores Cumprimentos,

Sofia Marques

Jurista

 

“A frequência na formação “O Código dos Contratos Públicos – A Concorrência e o Direito Financeiro”, ministrada pela Dra. Andreia Magalhães mostrou-se ser muito gratificante. A vasta experiência e conhecimento técnico da formadora, bem como a forma clara e concisa com que aborda os temas permitem a aquisição e consolidação de conhecimentos essenciais na área da contratação pública. As questões práticas apresentadas no decorrer desta formação dotam os profissionais que trabalham diariamente com a temática da contratação pública de ferramentas úteis para o di-a-dia, permitindo deste modo a melhoria contínua na execução das funções desempenhadas.”

Votos de uma Boa Páscoa!

Patrícia Simões

Técnica Superior
Câmara Municipal da Chamusca

 

“Frequentei a formação Responsabilidade do Pessoal Dirigente, por saber como é difícil mantermo-nos atualizados em todas as áreas de atuação, em que diariamente um dirigente é chamado a intervir, tendo sempre presente os princípios que orientam a Administração Pública, consagrados no art.226 da CRP. A formação ministrada pela Dra. Cristina Andrade, em meu entender, tem a vantagem de fundir o modelo teórico com exemplos práticos e reais do nosso dia-a-dia, que ajudam sobejamente à interiorização do regime apresentado. Conhecer melhor para gerir melhor. Mais uma vez um investimento com retorno.”

Paulo Jorge Fragoso de Oliveira

Chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico e Planeamento
Município de Aljezur

 

“A formação sobre ”Responsabilidade do Pessoal Dirigente” com a Dra. Cristina Andrade, foi muito esclarecedora e pertinente, desmistificou a legislação em vigor através de exemplos práticos e contextualizados.”

Paulo Toste

Administrador-Delegado
LAGOS EM FORMA Gestão Desportiva, EMSA

 

“Realço a forma clara e concisa em que foi exposta a matéria na formação sobre “Responsabilidade dos Dirigentes da Administração Pública”

Maria João Henriques

Chefe da Divisão de Assuntos Administrativos
Câmara Municipal de Tomar

 

“Quero felicitar-vos pelo vosso percurso, nesta área de formação dirigida à administração Local. É sem dúvida uma mais valia para a necessária atualização e fortalecimento de conhecimentos, indispensáveis à melhoria continua do nosso desempenho.
Considerando as diversas áreas de competências das autarquias, a vossa oferta formativa tem a abrangência e o rigor tão difícil de alcançar.

Os prestigiados formadores que Quadros e Metas nos oferece, bem como todos os recursos e ferramentas de apoio presentes nos dias de formação, contribuem para o vosso êxito e para a nossa satisfação.
Um bem-haja!”

Deolinda Coutinho

Chefe de Divisão do Gabinete de Auditoria Controlo de Gestão e Excelência
Câmara Municipal de Matosinhos

 

“Enquanto Chefe de Divisão de Recursos Humanos e Modernização Administrativa da Câmara Municipal de Paços de Ferreira recomendo a Quadros e Metas como entidade formadora direcionada para a Administração Pública, em especial para Administração Autárquica. A Câmara Municipal de Paços de Ferreira recorre à Quadros e Metas para qualificar os seus trabalhadores nas mais variadas áreas, desde os Recursos Humanos, à Gestão Financeira, Contratação Pública, entre outras, pela qualidade da formação disponibilizada.

A Quadros & Metas é uma entidade que proporciona formação de excelência, ministrada por profissionais reconhecidos pela sua vasta experiência e alta qualificação nas suas áreas de atuação, sendo, na minha opinião, o que distingue esta entidade formadora de outras.

Outro ponto que considero importante foi a forma como esta entidade se adaptou à nova realidade em tempo de pandemia, disponibilizando formação à distância, bem como material formativo e pedagógico de forma assíncrona, designadamente em formato de videoconferência. Este aspeto alia-se, naturalmente, à natural predisposição, por parte da entidade e respetivos formadores, na adoção de uma postura flexível e extremamente empática, favorecendo todos os colaboradores das entidades parceiras, em especial os que vivem o seu dia-a-dia com grandes responsabilidades e compromissos.”

Ana Leal

Chefe Divisão da Divisão de Recursos Humanos e Modernização Administrativa
Câmara Municipal de Paços de Ferreira

 

“Felicito todo o trabalho e desempenho prestados pelo Quadros & Metas. Focada na formação de todos os quadros que desempenham funções na administração pública, esta instituição tem revelado ser um contributo importante para que os serviços públicos sejam prestados com mais e melhor conhecimento.

É de realçar que a administração pública tem um leque muito complexo de matérias, que são permanentemente objeto de alterações e por isso mesmo as entidades formadoras têm de fazer um esforço constante de atualização de conhecimentos. A oferta de formações desta entidade é também muito diversificada tentando dar resposta às necessidades da administração local.”

Paula Santos

Gabinete de Auditoria, Controlo de Gestão e Excelência
Câmara Municipal de Matosinhos

 

“Dos vários seminários ministrados pelo formador Dr. José Figueiredo frequentei: Aspetos Práticos da Reposição da Legalidade Urbanística e Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Atividades de Comércio, Serviços e Restauração na perspetiva dos Municípios. Em ambos os seminários tenho de realçar o elevado nível de conhecimentos técnicos e pedagógicos do formador. E ainda, a forma clara na exposição e transmissão dos conhecimentos e a vertente prática de todas as sessões, assim como a resolução diligente de todas as dúvidas e questões colocadas no decurso das sessões.

Gostaria também de sublinhar a qualidade de todo o material de apoio, nomeadamente, minutas e tabelas sistemáticas que foram e continuam a ser de grande utilidade e ajuda no desempenho das nossas.

Com as formações que frequentei adquiri conhecimentos, que não possuía, de forma rápida, clara e eficaz, e que me faz recomendar a frequência dos mesmos.”

Mirian Núñez Fernández

Jurista da Câmara Municipal de Gaia

 

“A qualidade dos programas e das metodologias da Quadros e Metas são muito confiáveis. Na realidade, proporcionam aprendizagens ímpares, desafiantes, contribuindo para a transformação dos Participantes e das Organizações, consolidando conhecimentos e novas aprendizagens. O desafio é constante. É uma experiência muito gratificante.”

Norberta Moreira

Mestre em Gestão de Recursos Humanos

 

“Tenho a dizer que a relação profissional com a Quadros e Metas, no âmbito das minha funções enquanto Técnica de Formação da Cascais Próxima, E.M. S.A., se tem pautado por elevados critérios de qualidade quer ao nível do acompanhamento das necessidades do cliente  quer ao nível da qualidade dos formadores, estando o grau de satisfação dos nosso colaboradores, no nível elevado.”

Margarida Cordeiro

Divisão de Formação e HST de Cascais Próxima

 

“Sou Médica de Família a exercer há 12 anos na USF Terras de Souza, no ACES Tâmega II – Vale Sousa Sul, chamo-me Sabrina Pedone. Foi com muito gosto que aceitei o convite para integrar esta equipa, pelo seu espírito de equipa, mas sobretudo pela vontade de ir mais além, de ir em busca da tal “Qualidade Total”.

Este desejo implica o esforço de todos os profissionais, devendo iniciar-se pela sua base, pela formação! Este foi sempre um gosto que me perseguiu até à atualidade e foi junto do SMN e pelo Quadros e Metas que muitos dos nossos profissionais (não só médicos, como enfermeiros e secretários clínicos) optaram pela formação de excelência e qualidade, com os seus formadores excecionais e pela escolha cuidada dos temas a explorar.

Foram algumas as ações de formação que frequentei:

Em 2012:

  • “Auditoria Clínica“ com o Dr. Luís Cardia. Até à atualidade todos os conhecimentos adquiridos foram uma das pedras basilares na melhoria contínua da nossa Unidade. Foi uma das formações assim como a de “Auditoria e Acreditação/Certificação de Unidades de Saúde-Gestão Clínica” (2013/2014) que permitiu a instituição de novas ferramentas e formas de trabalho por intermédio da implementação sistemática de auditorias na perspetiva do ciclo de garantia de qualidade; promoveu a criação de novos procedimentos na USF com franca melhoria da organização, satisfação dos “clientes internos e externos”; estimulou o trabalho em equipa e a vontade de fazer melhor. Para se proceder a uma Auditoria, a formação, diria eu, é obrigatória, pois requer o conhecimento de conceitos basilares para a sua correta execução e para que sejam consideradas como válidas. Deve-se conhecer os princípios fundamentais da Qualidade, as normas ISO, metodologia do ciclo Deming, atributos de um auditor, os princípios de Auditoria, assim como conhecer a sua linguagem. Qual o significado de uma “Evidência”, “Critérios da auditoria”, “Constatações”, “Conclusões da auditoria”, entre outros. Saber quais são as fases de uma auditoria e como estas se desenvolvem, é fundamental. Saber auditar, para mim, é uma arte, pois gera e estimula a criação de qualidade!
  • “Trabalho em Equipa” com a Dra. Cristina Azevedo teve como principal objetivo aprimorar o desempenho da nossa equipa, pelo desenvolvimento do real potencial das competências de cada profissional. Permitiu que a equipa passa-se a ter uma disciplina de melhorar o alinhamento das suas metas e objetivos, com perspetiva de “falar a mesma linguagem”. Levou à mudança de hábitos instalados.

Em 2014:

  • “Medicina Baseada na Evidência” com a Dra. Raquel Braga, o meu maior objetivo era a atualização/revisão dos conceitos uma vez aprendidos durante o Internato, assim como na perspetiva de recém Orientadora de Formação, poder auxiliar os meus Internos na elaboração dos seus trabalhos e eu própria apurar a leitura crítica de artigos na procura da melhor evidência, para a decisão clínica individual para cada utente. Sem dúvida foi uma mais-valia.
  • “Contratualização e Técnicas de Negociação” com a Dra. Cristina Azevedo e Dr. Carlos Nunes. Esta formação foi constituída por duas componentes. A primeira, ao encargo da Dra. Cristina Azevedo, permitiu conhecer e perceber a forma de estar num processo de negociação, tentando conhecermos não só a nós e a nossa forma de estar, mas também de quem está connosco a negociar. Permitiu conhecer as diferentes componentes da comunicação verbal e não verbal, as atitudes e estilos de comunicação e assertividade na negociação. A segunda parte esteve ao encargo do Dr. Carlos Nunes que abordou os conceitos práticos relacionados com a Contratualização, os Incentivos, os Indicadores. Permitiu implementar na nossa equipa um conhecimento mais aprofundado desta questão e uma visão mais objetiva das metas a definir e a atingir. Finalizo este testemunho com uma das formações que já foi alvo de atualização mais recente em 2019: “Auditoria e Acreditação/Certificação de Unidades de Saúde – Gestão Clínica”, com o Dr. Luís Cardia. Não posso deixar de prestar um agradecimento, em particular, ao Dr. Luís pela sua disponibilidade ao longo destes anos e pelo seu gosto de partilha nesta área, uma vez que efetivamente as equipas que pretendem ascender a este processo necessitam de alguma orientação para saber traçar o seu próprio caminho até à “Acreditação/Certificação”. A nossa Unidade conseguiu efetivamente mudar o seu pensamento e colocar em termos práticos e objetivos os seus procedimentos que, muitas das vezes, só existiam “verbalmente”. A cada passo, conseguimos instituir melhorias na organização, na forma de atuação em todos os grupos profissionais, interagindo e promovendo a cultura de Qualidade. Ainda temos um longo caminho a percorrer, não nos podemos deixar desmotivar pela Pandemia, embora ela tenha tido os efeitos por nós todos sentidos. Há que manter o espírito de conquista, uma vez que conseguimos entrar finalmente no processo da Acreditação. Não tenho dúvidas que todas estas ações de formação me tornaram num profissional mais capaz numa perspetiva não só clínica, assim como da minha equipa, USF Terras de Souza.

Anseio por novas formações e projetos!”

Sabrina Pedone

Médica de Família na USF Terras de Souza, no ACES Tâmega II – Vale Sousa Sul

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