” Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito. “

– Aristóteles –

Consultoria de Recursos Humanos

Identificamos as necessidades específicas das organizações ao nível do desenvolvimento dos seus Recursos Humanos; implementamos processos integrados no âmbito da gestão de pessoas, centrados em resultados, e alinhados com a estratégia e os objetivos organizacionais.

Quadros & Metas - Consultores de Gestão e Formação

Recrutamento e Seleção

A Quadros & Metas dispõe de um conjunto diversificado de serviços:

Processo Completo de Recrutamento e Seleção
Avaliação de Potencial
Exames Individuais de Avaliação

Formação e Desenvolvimento

Desenvolvemos programas e metodologias sempre atuais, inovadoras, que têm em conta a aplicação prática dos conteúdos.

Formação Online ou Presencial em dois formatos:

Formação  INTER – inscrições individuais, com participantes de várias organizações.
Formação INTRA  – feita em exclusivo para uma organização

Processos de Desenvolvimento de Recursos Humanos

A avaliação de desempenho é um instrumento, uma ferramenta para melhorar a Gestão dos recursos humanos da organização e não um fim em si mesma. A avaliação de desempenho é um dos mais importantes e complexos processos da Gestão de Recursos Humanos.

Possuir um sistema de avaliação de desempenho que dê respostas às necessidades da organização é particularmente importante pois muitas das decisões significativas para as pessoas/colaboradores, como sejam a seleção, admissão, carreira e formação, são baseadas nos outputs deste sistema.

O processo de Avaliação de Desempenho é cíclico e inclui, de forma geral as seguintes etapas:

Os objetivos da Avaliação de Desempenho são:

  • Estimular o desempenho eficaz
  • Clarificar a missão de cada colaborador
  • Fomentar a avaliação contínua e o envolvimento de todas as partes
  • Recompensar o desempenho e o mérito
  • Aumentar a eficácia, identificando as ações a desenvolver
  • Recolher informação que apoie decisões na gestão das pessoas

O modelo do processo de Avaliação de Desempenho da Quadros & Metas tem em conta as seguintes condições gerais que potenciam o sucesso da sua implantação e desenvolvimento. São elas:

  • Participação e envolvimento de todos os colaboradores; Harmonização de objetivos da organização, especificamente entre os objectivos estratégicos da organização e os definidos para os colaboradores considerados individualmente e em equipa;
  • Comunicação interna, garantindo que a sua utilização deverá ser clara para todos as pessoas envolvidas no processo;
  • Formação que contemple formação específica sobre o processo e as formas de utilização dos resultados;
  • Um planeamento e calendarização que garanta que os outputs dele resultantes serão utilizados pelo sistema de gestão de RH;
  • Monitorização do Processo;
  • Descrição do Processo;
  • A avaliação da performance.

A Avaliação de Clima e Cultura Organizacional desenvolvida pela Quadros & Metas disponibiliza à organização uma informação quantitativa e qualitativas sobre eventuais desnivelamentos entre a realidade existente e a orientação estratégica que se pretende, fornecendo igualmente informação sobre pontos fortes e áreas a melhorar.

Nesta avaliação são trabalhadas fundamentalmente as seguintes vertentes:

  • Tipo de comunicação entre pares, colaboradores e gestores, com enfoque para a comunicação descendente;
  • Colaboração e apoio dos gestores;
  • Apoio mútuo na execução das tarefas (espírito de equipa);
  • Dificuldades na realização das tarefas;
  • Grau de satisfação face aos meios que dispõem;
  • Tipo de relação e colaboração entre clientes internos e fornecedores internos;
  • Reconhecimento, pelos pares e gestores, do trabalho desenvolvido;
  • Orientação para o cliente externo;
  • Orientação para a relação ou para a tarefa;
  • Valores que mais valorizam;
  • Valores entendidos como os mais valorizados pelos gestores;
  • Valores dominantes na organização;
  • Envolvimento e tipo de participação no processo de tomada de decisão;
  • Comportamentos em situações em que têm de tomar decisões;
  • Níveis de responsabilização;
  • Grau de iniciativa/autonomia;
  • Nível de conhecimento dos objetivos definidos anualmente;
  • Imagem pública da organização;
  • Imagem da relação da organização com o meio;
  • Imagem do valor social de cada profissão;
  • Grau de identificação com a profissão;
  • Aspetos a melhorar e respetivas sugestões.

A Descrição e Análise de Funções permite avaliar: o conteúdo dos diferentes postos de trabalho; as competências e responsabilidades de cada colaborador; a forma como interagem os diferentes serviços entre si; servindo ainda como suporte a futuras ações de análise e desenvolvimento organizacional.

Numa perspetiva de gestão integrada de recursos humanos as utilizações possíveis da Análise e Descrição das Funções são múltiplas, a saber:

  • Ajudar a concretizar uma política de remunerações;
  • Concorrer para diminuir a subjetividade na atribuição das remunerações;
  • Selecionar os critérios de avaliação de desempenho;
  • Identificar os critérios de seleção de novos colaboradores;
  • Conhecer e comparar as qualificações exigidas e existentes;
  • Aprofundar os objetivos de formação ligados às necessidades concretas;
  • Melhorar a gestão da mobilidade interna;
  • Otimizar a estrutura organizacional.

UM INSTRUMENTO DE MEDIDA, DE AVALIAÇÃO, DE DIÁLOGO E DE EVOLUÇÃO

O desempenho duma organização assenta sobremodo nas competências humanas.

Para as conhecer e gerir melhor as competências individuais e coletivas, a Análise de Competências é por seu turno:

  • Um instrumento de medida e de avaliação;
  • Um instrumento de diálogo e de evolução.

Para otimizarmos as potencialidades, determinar os eixos de melhoria, favorecer um domínio maior sobre os objetivos, a Análise de Competências desenvolve uma informação global e aprofundada dos conhecimentos, o Saber-Fazer e o Saber-Estar.

Apoia-se nas seguintes vertentes para fazer uma verificação das características profissionais e pessoais:

  • Instrumentos de medida validados e de elevado valor previsível;
  • Técnicas de comportamento;
  • Instrumentos interativos de avaliação;
  • Referenciais detalhados de função;
  • Matrizes de transferência de competências.

A obtenção de novos conhecimentos, a adaptação a um novo ambiente colocam em jogo as aptidões cognitivas variáveis dum indivíduo face a outro. A abordagem psicotécnica a este nível dá indicadores precisos de diagnóstico e prognóstico. De igual modo, os fatores ligados à personalidade (traços de carácter, motivação…) devem ser tidos em conta para uma gestão eficaz de recursos humanos. A sua marca depende da objetividade de observação e da fiabilidade das ações utilizadas.

As técnicas de comportamento baseiam-se na observação duma pessoa face a uma situação. Evidenciam as características inerentes à gestão duma tarefa (sentido organizativo, respeito por regulamentos, capacidade de iniciativa, ritmo…)

Os instrumentos interativos de avaliação permitem comparar os resultados obtidos a partir de testes à sua imagem. A análise cruzada destas ‘observações’ permite um excelente apoio para as mudanças ou eventuais reajustamentos. Eles dão um valor acrescentado ao nível da objetivação dos dados adquiridos e da sua compreensão pelas diferentes entidades envolvidas.

Os referenciais de função detalham os conhecimentos, o saber fazer e o saber estar necessários ou úteis ao exercício duma função. Sistematicamente adaptados a uma situação e ao contexto da empresa eles constituem um suporte indispensável, quer pela sua dimensão de diagnóstico (medida dos erros ou desvios), quer pela sua dimensão de prognóstico.

A transferibilidade de competências baseia-se por um lado nas competências genéricas (competências fundamentais que se evidenciam num número importante de funções) e por outro, nas competências transversais (competências específicas a uma função podendo dessa forma constituir uma vantagem para o exercício doutra função).

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