Auditorias Ambientais para Autarquias

0 out of 5

480.00

Formação Online
Datas: 7, 14, 21 e 28 de outubro e 4, 11 e 18 de novembro de 2022
Horário: 9h00 às 13h00
Availability: Em stock

Auditorias Ambientais para Autarquias

 

OBJETIVOS

As metodologias de auditoria em que se baseia o curso estão em conformidade com a norma internacional ISO 19011, tanto sob o ponto de vista técnico como comportamental.

No final da ação de formação, os participantes ficarão aptos a:
o Compreender os conceitos, princípios e as práticas de auditoria;
o Saber como planear e realizar auditorias de acordo com as orientações da ISO 19011;
o Conhecer as orientações para avaliar a eficácia de um SGA;
o Elaborar relatórios de auditorias objetivos e eficazes.

 

PROGRAMA

• Introdução às Auditorias: Definições;
• Competência nos Critérios de Auditoria:
o Definições da norma ISO 14001:2015;
o Contexto da organização;
o Liderança;
o Planeamento (Determinação de riscos e oportunidades, Aspetos ambientais, Obrigações de cumprimento, Objetivos e Planeamento de ações);
o Suporte;
o Operacionalização;
o Avaliação do desempenho;
o Melhoria.
• Competência nas Técnicas de Auditoria:
o Princípios, Atividades e Inicio da Auditoria;
o Revisão Documental, Preparação da Auditoria, Reunião de Abertura, Recolha de Evidências, Reunião Privada da EA, Reunião de Fecho;
o Elaboração do Relatório, Fecho da Auditoria e Atividades de Seguimento.
• Revisão Documental, Preparação da Auditoria;
• Reunião de Abertura, Recolha de Evidências, Reunião da EA, Reunião de Fecho;
• Aspetos comportamentais a ter em consideração numa auditoria. A relação auditor/auditado;
• Caso prático – Realização de uma auditoria de acordo com a norma ISO 14001:2015.

 

DESTINATÁRIOS

Quadros de autarquias com responsabilidades na implementação, gestão e avaliação de sistemas de gestão ambiental, quadros de autarquias que pretendam aprofundar ou reciclar os seus conhecimentos sobre auditorias ambientais.

 

DURAÇÃO

28 horas.

 

FORMADORA

Hélia Faria

Licenciatura em Engenharia do Ambiente, Universidade de Aveiro, 1995.
Pós-Graduação em Engenharia Humana, Universidade do Minho, 2010.
Especialista em Higiene e Segurança no Trabalho, Instituto Politécnico do Porto.
Consultoria nas áreas de Gestão Ambiental e Higiene e Segurança no Trabalho, desde 1995.
Docente Ensino Superior desde 2010, no Mestrado Integrado Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança e na Licenciatura de Engenharia de Segurança no Trabalho; Orientadora de Estágios da Licenciatura de Engenharia de Segurança no Trabalho e de Tese do Mestrado Integrado Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança.
Auditora da Associação Portuguesa de Certificação (APCER).
Formadora certificada desde 1998, nas áreas de Gestão Ambiental, Higiene e Segurança no Trabalho e Gestão da Saúde e Segurança.

 

» BROCHURA DOWNLOAD

Conheça as nossas formações relacionadas com a área do Ambiente: clique aqui.

Inscrição: 480 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade:
420 € + IVA (23%), por participante

 

SECRETARIADO

Olívia Alves
Email: olivia.alves@quadrosemetas.pt
Telefone: +351 228 301 302

Inscrição: 480 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 420 € + IVA (23%), por participante

Limite de inscrições: 25 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

INSCRIÇÕES POR EMAIL

» FICHA DE INSCRIÇÃO DOWNLOAD

» BROCHURA DOWNLOAD

Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt) ou por correio para:

QUADROS & METAS – Consultores de Gestão e Formação, Lda.
Rua da Constituição, 2105 2º sala 8
4250-170 Porto

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

 

SECRETARIADO

Olívia Alves
Email: olivia.alves@quadrosemetas.pt
Telefone: +351 228 301 302

  • O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
  • Esta formação é certificada;
  • Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
  • Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
  • Independentemente da duração do seminário: Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%; Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Participação com a indicação do número de horas frequentado; Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
  • O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8) ou por cheque (à ordem da Quadros & Metas – Consultores de Gestão e Formação, Lda., contribuinte nº 503 586 730).
  • O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade.
  • A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída