O Tratamento dos Ativos não Correntes em SNC-AP
€180.00
Horário: 9h00 às 13h00
- Descrição
- PREÇOS
- INSCRIÇÕES
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- CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
O Tratamento dos Ativos não Correntes em SNC-AP
OBJETIVOS
– Reconhecer as potencialidades do SNC-AP enquanto sistema de informação para a gestão;
– Conhecer, em particular, o conteúdo das NCP 5 – Ativos fixos tangíveis, NCP3 – Ativos – intangíveis e NCP 8 – Propriedades de investimento do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP);
– Reconhecer os aspetos mais significativos do Plano de Contas Multidimensional;
– Identificar as Notas de Enquadramento ao PCM mais significativas;
– Entender o alcance das respostas da Comissão de Normalização Contabilística (CNC) FAQs, questões frequentes mais relevantes nesta matéria;
– Perceber algumas das aplicações práticas mais relevantes.
PROGRAMA
1. Apresentação do tema;
2. Plano de Contas Multidimensional e Classificador complementar 2 – Cadastro e vidas úteis dos ativos fixos tangíveis, intangíveis e propriedades de investimento;
3. Portaria n.º 189/2016, de 14 de julho – Notas de Enquadramento ao PCM;
4. Manual de implementação do SNC-AP;
5. Abordagem teórico-prática relativa aos ativos não correntes, em especial, das normas:
- 5.1. NCP 9 – Imparidades;
- 5.2. NCP 5 – Ativos fixos tangíveis;
- 5.3. NCP 3 – Ativos intangíveis;
- 5.4. NCP 8 – Propriedades de investimento.
6. Questões frequentes relativas ao SNC – AP, em especial as publicadas pela Comissão de Normalização Contabilística.
DESTINATÁRIOS
Autarcas, Dirigentes e Quadros Técnicos da Área das Finanças e Contabilidade; Responsáveis e Quadros Técnicos de Auditoria Interna: Revisores Oficiais de Contas e Técnicos Oficiais de Contas.
DURAÇÃO
8 horas.
FORMADORA
Paula Duarte
Inspetora de Finanças Diretora – Inspeção-Geral de Finanças;
Desde 2018, docente convidada da Coimbra Business School, na Unidade Curricular “Rendimento de Transações” da Pós-Graduação em Contabilidade Pública;
Desde 2021, docente convidada da NOVA Information Management School (NOVA IMS) – Universidade Nova de Lisboa, na Unidade Curricular “Contabilidade Pública – SNC-AP” da Pós-Graduação em Gestão e Controlo Financeiro e Orçamental;
Bacharelato em Contabilidade e Administração;
Licenciatura e Mestrado em Contabilidade e Auditoria;
Coautora de guiões de trabalho da IGF na área das Autarquias: Consolidação de Contas, Endividamento Municipal e Concessões Municipais;
Autora e coautora de vários artigos de especialidade.
Conheça as nossas formações relacionadas com a área do SNC-AP: clique aqui.
Inscrição: 180 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 160 € + IVA (23%), por participante
SECRETARIADO
Francisco Viegas
francisco.viegas@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302
Inscrição: 180 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 160 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 25 participantes
Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.
Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.
INSCRIÇÕES POR EMAIL
Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).
SECRETARIADO
Francisco Viegas
francisco.viegas@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302
- O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
- Esta formação é certificada;
- Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
- Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
- Independentemente da duração do seminário: Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%; Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Participação com a indicação do número de horas frequentado; Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
- O pagamento deverá ser efetuado após a realização do seminário por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8);
- O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade;
- A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.