O Reflexo das Incertezas na Contabilidade Financeira: Tratamento Previsto no SNC-AP (em especial, as NCP 2, 9, 15 e 17)
€140.00
Horário: 09h00 às 13h00
- Descrição
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O Reflexo das Incertezas na Contabilidade Financeira
Tratamento Previsto no SNC-AP (em especial, as NCP 2, 9, 15 e 17)
ENQUADRAMENTO GERAL
Os fenómenos económicos e outros representados nas demonstrações financeiras ocorrem geralmente sob condições de incerteza e a informação apresentada nessas demonstrações financeiras inclui muitas vezes estimativas que incorporam julgamentos. Este seminário pretende contribuir para um melhor conhecimento sobre as principais normas contabilísticas financeiras do SNC-AP, que visam o tratamento contabilístico dos eventos que têm subjacente situações de incertezas.
OBJETIVOS
- Distinguir os conceitos “incerteza” e “risco”;
- Reconhecer a importância do julgamento profissional no novo paradigma;
- Saber aplicar as principais normas do SNC-AP que tratam eventos que têm subjacente incertezas e/ou são baseados em estimativas;
- Conhecer e aplicar os critérios de mensuração e reconhecimento das provisões e de divulgação dos passivos e ativos contingente;
- Compreender e analisar demonstrações financeiras que evidenciem incertezas.
PROGRAMA
1. Estrutura Conceptual
2. Transição do normativo POCAL – SNC-AP ao nível dos elementos baseados em incertezas
- Impacto no balanço de abertura – ajustamentos e reclassificações pendentes;
- Principais dificuldades.
3. Enquadramento teórico das principais NCP que tratam incertezas
- NCP 2 – Políticas contabilísticas, alterações em estimativas contabilísticas e erros;
- NCP 9 – Imparidade de ativos;
- NCP 15 – Provisões, passivos contingentes e ativos contingentes;
- NCP 17 – Acontecimentos após a data de relato.
4. Divulgações
- NCP 1 – Estrutura e conteúdo das demonstrações financeiras.
5. Casos Práticos
DESTINATÁRIOS
Autarcas, Dirigentes e Quadros Técnicos da área das Finanças e Contabilidade; Responsáveis e Quadros Técnicos de Auditoria Interna: Revisores Oficiais de Contas e Técnicos Oficiais de Contas.
DATAS HORÁRIO DURAÇÃO
Datas: 11 de dezembro de 2024
Horário: 09h00 às 13h00
Duração: 4 horas
FORMADORA
Paula Duarte
Inspetora de Finanças Diretora – Inspeção-Geral de Finanças;
Desde 2018, docente convidada da Coimbra Business School, na Unidade Curricular “Rendimento de Transações” da Pós-Graduação em Contabilidade Pública;
Desde 2021, docente convidada da NOVA Information Management School (NOVA IMS) – Universidade Nova de Lisboa, na Unidade Curricular “Contabilidade Pública – SNC-AP” da Pós-Graduação em Gestão e Controlo Financeiro e Orçamental;
Bacharelato em Contabilidade e Administração;
Licenciatura e Mestrado em Contabilidade e Auditoria;
Coautora de guiões de trabalho da IGF na área das Autarquias: Consolidação de Contas, Endividamento Municipal e Concessões Municipais;
Autora e coautora de vários artigos de especialidade.
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Inscrição: 140 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 110 € + IVA (23%), por participante
SECRETARIADO
Francisco Viegas
francisco.viegas@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302
Inscrição: 140 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 110 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 25 participantes
Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.
Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.
INSCRIÇÕES POR EMAIL
Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).
SECRETARIADO
Francisco Viegas
francisco.viegas@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302
- O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
- Esta formação é certificada;
- Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
- Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
- Independentemente da duração do seminário: Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%; Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Participação com a indicação do número de horas frequentado; Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
- O pagamento deverá ser efetuado após a realização do seminário por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8);
- O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade;
- A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.