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Liderança e Gestão de Pessoas na Administração Pública: Compromisso, Motivação e Estabilidade nas Equipas | 3.ª Edição

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Formação Online
Datas: 10, 17 e 24 de setembro e 1 de outubro de 2024
Horário: 09h00 às 13h00
Duração: 16 horas
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Liderança e Gestão de Pessoas na Administração Pública
Compromisso, Motivação e Estabilidade nas Equipas | 3.ª Edição

 

ENQUADRAMENTO GERAL

A complexidade e exigência dos desafios de uma Organização moderna e atual no Setor Público, obrigam os líderes a desenvolver novos estilos e modelos de Liderança e gestão das pessoas capazes de inspirar e motivar as pessoas em prol da Visão e Missão do Serviço Público. Além dos interesses Organizacionais, um verdadeiro Líder presta atenção às preocupações e às necessidades de desenvolvimento de cada um, modifica a maneira de encarar e lidar com os problemas e os colaboradores e pensa nos velhos problemas de uma nova forma.
Simultaneamente, a gestão dos trabalhadores públicos exige que o Líder seja capaz de transmitir significado às tarefas a realizar e de entusiasmar, motivar e inspirar as pessoas a darem o máximo de si para alcançar os objetivos do Organizacionais.
Contudo, verifica-se alguma falta de preparação dos dirigentes atuais para lidar com as exigências e desafios existentes. Conforme se pode observar, os trabalhadores públicos encontram-se numa situação de aparente desmotivação. Simultaneamente, verifica-se uma aparente incapacidade para inverter esta situação, que exige novos métodos, estratégias e abordagens de liderança e gestão de pessoas.
Com esta formação pretende-se aprofundar o tema da liderança, gestão e organização das equipas, quer do ponto de vista da sua operacionalização, quer do ponto de vista da capacidade para potenciar o envolvimento, compromisso e satisfação das equipas e pessoas na administração pública.


OBJETIVOS

  • Desenvolver competências de gestão eficaz do stress e dos desafios pessoais e emocionais do dia-a-dia;
  • Conhecer os vários estilos de liderança e saber quando e como aplicar cada um, de forma a conseguir uma resposta estável e equilibrada da equipa;
  • Compreender as dinâmicas das equipas, as várias fases do seu desenvolvimento e as tarefas a cumprir para o crescimento individual e coletivo;
  • Aperfeiçoar estratégias e técnicas de comunicação e negociação, tanto verticais (com as suas equipas e com as suas chefias) como horizontais (com os outros líderes);
  • Desenvolver competências de organização de equipas; 
  • Conhecer e saber como promover os principais fatores motivacionais na equipa e em cada trabalhador.

 

PROGRAMA

1. Desenvolvimento pessoal do líder: 

  • Autoconhecimento e autoconsciência;
  • Comportamento inato VS. aprendido;
    • A mente curiosa.
  • O poder do Líder;
  • Autonomia e delegação;
    • Modelos de gestão e priorização das atividades.
  • Resolução ativa de problemas;
  • Autenticidade e integridade do líder.

 2. Estilos de Liderança: 

  • Reatividade VS. Proatividade
    • Tomada de decisão;
    • Assumir o espaço vazio.
  • Modelo adaptativo de Liderança;
    • Liderança democrática;
    • Liderança autocrática;
    • Liderança laissez-faire;
    • Liderança transacional.
  • Estilos pessoais e liderança.

3. Criação, desenvolvimento e estabilização das equipas: 

  • Caraterísticas das equipas de elevado desempenho;
  • Interdependência e apoio mútuo;
  • Fases de desenvolvimento das equipas:
    • Formação do grupo;
    • Tempestade;
    • Normalização;
    • Estabilização e desempenho;
    • Superação.
  • Criatividade e inovação;
  • Resolução ativa de conflitos.

4. Comunicação e negociação: 

  • As diferentes formas de comunicar e o respetivo impacto;
  • Congruência, coerência e criação de confiança através da comunicação;
  • Modelo dinâmico de negociação;
    • Pré-negociação;
    • Negociação;
    • Pós-negociação.
  • Estilos e perfis comunicacionais;
  • A arte e o poder de fazer perguntas.

5. Competências de mentoring e coaching: 

  • Princípio da separação de tarefas;
  • Motivação e (auto)responsabilização;
  • Formalidade VS. informalidade;
  • Monitorização e avaliação do desempenho;
  • Orientação para objetivos e melhoria contínua.

 6. Exercícios de aplicação prática


DESTINATÁRIOS

Dirigentes e outras chefias da função pública, trabalhadores que tenham como objetivo desempenhar estas funções, estudantes de licenciatura ou mestrado relacionados com este tema.


DATAS HORÁRIO DURAÇÃO

Datas: 10, 17 e 24 de setembro e 1 de outubro de 2024
Horário: 09h00 às 13h00
Duração: 16 horas


FORMADOR

Luís Machado

Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;
Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;
Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;
Coordenador, desde 2014, da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga;
Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;
Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, atendimento ao público, gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica;
Consultor na criação e implementação de programas de desenvolvimento de competências comportamentais direcionadas às organizações;
Realização de Avaliações Psicológicas no âmbito de procedimentos concursais para Autarquias.

 

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Inscrição: 220€ + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade:
190€ + IVA (23%), por participante

 

SECRETARIADO

Francisco Viegas
francisco.viegas@quadrosemetas.pt
Telefone: 228 301 302

Inscrição: 220 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 190 € + IVA (23%), por participante
Limite de inscrições: 16 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

 

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Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt).

 

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  • O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
  • Esta formação é certificada;
  • Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
  • Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
  • Independentemente da duração do seminário: Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%; Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Participação com a indicação do número de horas frequentado; Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.
  • O pagamento deverá ser efetuado após a realização do seminário por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8);
  • O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade;
  • A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída.