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Demonstrações Orçamentais: Previsionais e de Relato no Âmbito da NCP 26

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180.00

Formação Online
Datas: 20 e 21 de setembro de 2022
Horário: 9h00 às 13h00
Availability: Em stock

Demonstrações Orçamentais: Previsionais e de Relato no Âmbito da NCP 26

 

OBJETIVOS

Conhecer as principais características do sistema contabilístico consagrado pelo DL n.º 192/2015, de 11 de setembro (SNC-AP), em especial, o conteúdo da NCP 26 – Contabilidade e Relato Orçamental;
Compreender o conceito de contabilidade de orçamental, principais objetivos, vantagens e limitações;
Preparar o processo de previsão e execução orçamental: princípios e regras orçamentais;
Apontar quais os documentos e mapas que suportam a informação necessária para elaborar os documentos previsionais e de relato orçamental;
Construir e interpretar os documentos previsionais e de relato orçamental;
Consolidação orçamental dos grupos municipais

 

PROGRAMA

1. INTRODUÇÃO AO TEMA

2. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA MUDANÇA DO POCAL PARA O SNC-AP

3. ARTICULAÇÃO DA NCP 26 – CONTABILIDADE E RELATO ORÇAMENTAL COM A LEI Nº 73/2013, DE 3 DE SETEMBRO (RFALEI)

4. DEMONSTRAÇÕES ORÇAMENTAIS

  • 4.1. Previsionais
  • 4.2. De relato
  • 4.3. Consolidadas

5. ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO DOS DOCUMENTOS PREVISIONAIS

  • 5.1. Princípios orçamentais previstos no quadro legal
  • 5.2. Regras previsionais previstas no POCAL (não revogadas pelo SNC-AP)
  • 5.3. Regras previstas na Lei do Orçamento de Estado em vigor
  • 5.4. Classe zero, classificadores e rubricas orçamentais

6. OS PROCESSOS/REGRAS DE EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO E DO PPI

  • 6.1. Modificações orçamentais
  • 6.2. Controlo orçamental

7. AS CONTAS DE ORDEM E AS OPERAÇÕES DE TESOURARIA

8. ENCERRAMENTO DA CONTABILIDADE ORÇAMENTAL

9. CONSOLIDAÇÃO ORÇAMENTAL

10. INDICADORES ORÇAMENTAIS

11. CASOS PRÁTICOS

 

DURAÇÃO

8 horas.

 

FORMADORA

Paula Duarte

Inspetora de Finanças Diretora – Inspeção-Geral de Finanças;
Desde 2018, docente convidada da Coimbra Business School, na Unidade Curricular “Rendimento de Transações” da Pós-Graduação em Contabilidade Pública;
Desde 2021, docente convidada da NOVA Information Management School (NOVA IMS) – Universidade Nova de Lisboa, na Unidade Curricular “Contabilidade Pública – SNC-AP” da Pós-Graduação em Gestão e Controlo Financeiro e Orçamental;
Bacharelato em Contabilidade e Administração;
Licenciatura e Mestrado em Contabilidade e Auditoria;
Coautora de guiões de trabalho da IGF na área das Autarquias: Consolidação de Contas, Endividamento Municipal e Concessões Municipais;
Autora e coautora de vários artigos de especialidade.

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Inscrição: 180 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade:
160 € + IVA (23%), por participante

 

SECRETARIADO

Francisco Viegas
Email: francisco.viegas@quadrosemetas.pt
Telefone: +351 228 301 302

Inscrição: 180 € + IVA (23%)
Inscrição de dois ou mais participantes da mesma entidade: 160 € + IVA (23%), por participante

Limite de inscrições: 25 participantes

Inclui:
– Documentação;
– Certificado de participação.

 

INSCRIÇÕES POR EMAIL

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Pode fazer o download da Ficha de Inscrição e enviar via email (info@quadrosemetas.pt) ou por correio para:

QUADROS & METAS – Consultores de Gestão e Formação, Lda.
Rua da Constituição, 2105 2º sala 8
4250-170 Porto

Se desejar, e uma vez que o número de inscrições é limitado, poderá efetuar uma pré-marcação e confirmar posteriormente através do envio da ficha de inscrição.

 

SECRETARIADO

Francisco Viegas
Email: francisco.viegas@quadrosemetas.pt
Telefone: +351 228 301 302

  • O Seminário tem o formador presente, em direto com os participantes, realizando a formação através da plataforma ZOOM;
  • Esta formação é certificada;
  • Durante as sessões os participantes poderão colocar questões verbais, mediante as regras que serão anunciadas no início da formação (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.). Ainda durante as sessões haverá possibilidade também de colocação de questões por escrito ao formador, através do chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas;
  • Será fornecida toda a documentação de suporte à formação;
  • Independentemente da duração do seminário: Para a emissão do Certificado, é necessária uma taxa de presença mínima de 80%; Se a taxa de presença for inferior a 80% e superior a 50%, será emitido um Certificado de Participação com a indicação do número de horas frequentado; Se a taxa de presença for igual ou inferior a 50%, será emitida uma Declaração.

O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0651 0051 0352 9303 8) ou por cheque (à ordem da Quadros & Metas – Consultores de Gestão e Formação, Lda., contribuinte nº 503 586 730).

O cancelamento da inscrição só dará lugar ao reembolso se for efetuado 10 dias úteis antes da realização do Seminário. Após esse período o cancelamento, se for efetuado até 5 dias úteis antes da realização do seminário, dará lugar á retenção de 25% do pagamento, para compensação das despesas administrativas realizadas. Os cancelamentos efetuados com menos de 3 dias úteis da data de realização do seminário serão faturados na sua totalidade.

A Quadros & Metas aceita, mediante comunicação escrita, que qualquer pessoa inscrita possa ser substituída